As teorias pedagógicas nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah)

DSpace Repository

A- A A+

As teorias pedagógicas nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Michels, Maria Helena
dc.contributor.author Fermiano, Flávia Nazaré
dc.date.accessioned 2024-03-19T23:58:43Z
dc.date.available 2024-03-19T23:58:43Z
dc.date.issued 2023-12-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254799
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem o objetivo geral identificar as teorias pedagógicas presentes nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os objetivos específicos são: a) Contextualizar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); b) apresentar as teorias pedagógicas; c) mapear as produções acadêmicas que se referem a teoria pedagógica e TDAH. Tivemos como questão central para essa investigação: Quais teorias pedagógicas estão presentes nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)? A metodologia usada foi a de pesquisa bibliográfica, tendo como base as plataformas digitais Scientific Electronic Library (SciELO do Brasil) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Para a pesquisa foram utilizados os seguintes verbetes: TDAH,transtorno de déficit de atenção, ensino e aprendizagem, teorias da educação. Foram encontradas 34 publicações, inicialmente analisou-se o título e em seguida o resumo, resultando assim numa seleção de 12 produções que atendiam as demandas dessa investigação. As demais pesquisas selecionadas estavam relacionadas à psicanálise, à área médica e à psicologia de maneira geral. Conforme os estudos de Saviani, 2012 as teorias pedagógicas devem estar alinhadas com o propósito da função social da escola de garantir a aquisição dos instrumentos que possam possibilitar o acesso ao saber produzido pela humanidade, e sua organização deve partir desse direcionamento. Porém, nossas análises indicam que as teorias pedagógicas que predominam nas produções brasileiras sobre o TDAH são aquelas pertencentes à teoria não crítica. Para uma transformação social, todos devem ter a garantia de uma educação escolar que possibilite sua apreensão do conhecimento sistematizado. A teoria da Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Saviani, possibilita uma formação plena do educando e com isso, sua consciência de classe que é imprescindível para uma sociedade mais justa e igualitária, com a transformação social. pt_BR
dc.format.extent 52 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject TDAH; ensino; aprendizagem; teorias da educação. pt_BR
dc.title As teorias pedagógicas nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah) pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
FLÁVIA FERMIANO TCC.pdf 669.0Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar