As teorias pedagógicas nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Michels, Maria Helena |
|
dc.contributor.author |
Fermiano, Flávia Nazaré |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-19T23:58:43Z |
|
dc.date.available |
2024-03-19T23:58:43Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254799 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem o objetivo geral identificar as teorias pedagógicas presentes nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os objetivos específicos são: a) Contextualizar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); b) apresentar as teorias pedagógicas; c) mapear as produções acadêmicas que se referem a teoria pedagógica e TDAH. Tivemos como questão central para essa investigação: Quais teorias pedagógicas estão presentes nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)? A metodologia usada foi a de pesquisa bibliográfica, tendo como base as plataformas digitais Scientific Electronic Library (SciELO do Brasil) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Para a pesquisa foram utilizados os seguintes verbetes: TDAH,transtorno de déficit de atenção, ensino e aprendizagem, teorias da educação. Foram encontradas 34 publicações, inicialmente analisou-se o título e em seguida o resumo, resultando assim numa seleção de 12 produções que atendiam as demandas dessa investigação. As demais pesquisas selecionadas estavam relacionadas à psicanálise, à área médica e à psicologia de maneira geral. Conforme os estudos de Saviani, 2012 as teorias pedagógicas devem estar alinhadas com o propósito da função social da escola de garantir a aquisição dos instrumentos que possam possibilitar o acesso ao saber produzido pela humanidade, e sua organização deve partir desse direcionamento. Porém, nossas análises indicam que as teorias pedagógicas que predominam nas produções brasileiras sobre o TDAH são aquelas pertencentes à teoria não crítica. Para uma transformação social, todos devem ter a garantia de uma educação escolar que possibilite sua apreensão do conhecimento sistematizado. A teoria da Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Saviani, possibilita uma formação plena do educando e com isso, sua consciência de classe que é imprescindível para uma sociedade mais justa e igualitária, com a transformação social. |
pt_BR |
dc.format.extent |
52 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
TDAH; ensino; aprendizagem; teorias da educação. |
pt_BR |
dc.title |
As teorias pedagógicas nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar