dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hanff, Beatriz Bittencourt Collere |
|
dc.contributor.author |
Prust, Ana Maria |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-12T13:45:15Z |
|
dc.date.available |
2024-01-12T13:45:15Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253979 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo de refletir sobre o processo de
construção da formação para o exercício da docência ao longo do meu percurso
escolar na educação básica e no curso de Licenciatura em Educação do Campo:
Ciências da Natureza e Matemática. Pensar na Educação do Campo é refletir sobre
a prática social e as demandas educacionais dos sujeitos do campo, considerando
suas particularidades, como a diversidade cultural, a relação com a terra e a
agricultura familiar. Dentro desse contexto, o curso de Licenciatura da Educação do
Campo na UFSC busca formar profissionais capazes de trabalhar de forma integrada
com as especificidades do campo, promovendo a valorização do conhecimento local
e o desenvolvimento sustentável das comunidades. O objetivo do trabalho é fazer
reflexões acerca do processo de construção da docência no curso de Educação do
Campo articulando formação à realidade do território. A temática escolhida é de
grande relevância, uma vez que se refere às políticas e práticas educacionais
voltadas para as comunidades rurais, agrícolas e, principalmente, aos jovens do
campo. No decorrer da história, a educação do campo passou por transformações
significativas, buscando sempre atender às necessidades específicas das
comunidades, enxergando a realidade local e garantindo o acesso a uma educação
de qualidade. No decorrer deste trabalho será destacado algumas, lutas, conquistas
marcos históricos e políticas educacionais implementadas ao longo dos anos. Assim
como as mudanças que ocorreram até os dias atuais, decorrentes dos aspectos
sociais, econômicos, culturais e necessidades, dependendo da realidade do meio
rural que ali estava inserida. Para isso, utilizou-se da pesquisa bibliográfica sobre a
educação do campo e o resgate da memória do percurso realizado no curso de
Educação do Campo. O curso implantado no município de Alfredo Wagner utilizou de
abordagem pedagógica, voltada à pedagogia da alternância. Nessa perspectiva, foi
possível acompanhar reflexões produzidas nos períodos de alternância (tempo
universidade e tempo comunidade) sobre a realidade do território, das escolas e nos
processos pedagógicos em sala de aula. Também as reflexões acerca das
possibilidades de integração dos conhecimentos populares (saberes acumulados), o
conhecimento sistematizado (conhecimento científico) e a realidade do campo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This course completion work aims to reflect on the process of building training for
teaching throughout my school career in basic education and in the Degree course in
Rural Education: Natural Sciences and Mathematics. Thinking about Rural Education
means reflecting on the social practice and educational demands of rural subjects,
considering their particularities, such as cultural diversity, the relationship with the land
and family farming. Within this context, the Rural Education Degree course at UFSC
seeks to train professionals capable of working in an integrated manner with the
specificities of the field, promoting the appreciation of local knowledge and the
sustainable development of communities. The objective of the work is to reflect on the
process of building teaching in the Rural Education course, articulating training with
the reality of the territory. The chosen theme is of great relevance, as it refers to
educational policies and practices aimed at rural and agricultural communities and,
mainly, rural youth. Throughout history, rural education has undergone significant
transformations, always seeking to meet the specific needs of communities, seeing
the local reality and guaranteeing access to quality education. During this work, some
struggles, achievements, historical milestones and educational policies implemented
over the years will be highlighted. As well as the changes that have occurred to this
day, resulting from social, economic, cultural aspects and needs, depending on the
reality of the rural environment that was located there. For this, bibliographical
research on rural education was used and the recovery of the memory of the journey
taken in the Rural Education course. The course implemented in the municipality of
Alfredo Wagner used a pedagogical approach, focused on the pedagogy of
alternation. From this perspective, it was possible to follow reflections produced in
alternating periods (university time and community time) about the reality of the
territory, schools and pedagogical processes in the classroom. Also reflections on the
possibilities of integrating popular knowledge (accumulated knowledge), systematized
knowledge (scientific knowledge) and the reality of the field. |
pt_BR |
dc.format.extent |
56 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia da alternância |
pt_BR |
dc.title |
REFLEXÕES ACERCA DO PERCURSO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: NARRATIVA AUTO BIOGRÁFICA |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |