Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Monaco, Graziela Del |
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dc.contributor.author |
Souza, Daiane Borges de |
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dc.date.accessioned |
2024-01-05T14:13:45Z |
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dc.date.available |
2024-01-05T14:13:45Z |
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dc.date.issued |
2023-12-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253912 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de evidenciar as a
multifuncionalidade incumbida ao fazer docente dos educadores do campo nos
distintos períodos do Ensino Remoto Emergencial e o retorno às atividades
presenciais durante uma pandemia mundial para garantir aos estudantes o acesso ao
direito da educação. Inicia-se a partir de um referencial teórico as discussões sobre a
Escola do Campo, a pandemia e o Ensino Remoto Emergencial. O objetivo geral desta
pesquisa visa a investigação das dificuldades e estratégias de enfrentamento
desenvolvidas pelos professores para superar os impactos do Ensino Remoto
Emergencial. Os objetivos gerais buscam identificar as dificuldades vivenciadas
durante o Ensino Remoto Emergencial e no retorno pós Ensino Remoto Emergencial
em uma Escola de Educação Básica do Campo. Conhecer as estratégias de
enfrentamento desenvolvidas pelos educadores nos dois períodos adversos
enfrentados pela educação. O caminho metodológico constituiu-se de uma pesquisa
de campo na Escola de Educação Básica do Campo, entrevistas semiestruturadas,
aplicação de questionário às docentes e gestora da escola, assim como estudo
bibliográfico. As análises dos materiais da pesquisa apontam para grandes impactos
a médio e longo prazo deixados pelo Ensino Remoto Emergencial na Escola do
Campo, assim como uma sobrecarga dos trabalhadores da educação do campo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work was developed with the purpose of highlighting the multifunctionality
involved in teaching rural educators during the different periods of Emergency Remote
Teaching and the return to face-to-face activities during a global pandemic to
guarantee students access to the right to education. Discussions about Escola do
Campo, the pandemic and Emergency Remote Education began from a theoretical
framework. The general objective of this research aims to investigate the difficulties
and coping strategies developed by teachers to overcome the impacts of Emergency
Remote Teaching. The general objectives seek to identify the difficulties experienced
during Emergency Remote Education and upon return after Emergency Remote
Education in a Rural Basic Education School. Know the coping strategies developed
by educators in the two adverse periods faced by education. The methodological path
consisted of field research at the Escola de Educação Básica do Campo, semi structured interviews, questionnaire application to teachers and school management,
as well as a bibliographic study. Analysis of the research materials points to major
medium and long-term impacts left by Emergency Remote Teaching at Escola do
Campo, as well as an overload on rural education workers. |
pt_BR |
dc.format.extent |
71 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Remoto Emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia de COVID 19 |
pt_BR |
dc.title |
Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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