SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica
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dc.contributor.author |
DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA |
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dc.contributor.author |
SILVA, JÚLIO EDUARDO ORNELAS |
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dc.contributor.author |
RIBEIRO, GISELLE DOS SANTOS |
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dc.date.accessioned |
2024-01-04T14:52:19Z |
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dc.date.available |
2024-01-04T14:52:19Z |
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dc.date.issued |
2023-12-15 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253881 |
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dc.description.abstract |
O presente artigo discute sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), iniciando pela concepção da avaliação no contexto educacional, sua consolidação na educação superior e a implantação e amadurecimento do SINAES e dos indicadores de qualidade da educação. Os principais marcos regulatórios dos indicadores de qualidade do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) são tratados, assim como, seus conceitos, instrumentos, insumos, pesos, periodicidades e o grau de aplicabilidade desses conceitos para os órgãos formuladores de políticas públicas e para as instituições de ensino superior. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com buscas nas bases acadêmico-cientifica do portal da CAPES, SciELO, google acadêmico, periódicos especializados e site e documentos do INEP/MEC e do Planalto. O estudo evidenciou que o ENADE pode interferir nos conceitos dos indicadores de qualidade da educação da educação superior, na formulação políticas públicas educacionais e no gerenciamento dos processos de desenvolvimento institucionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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