SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica

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SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica

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dc.contributor.author DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA
dc.contributor.author SILVA, JÚLIO EDUARDO ORNELAS
dc.contributor.author RIBEIRO, GISELLE DOS SANTOS
dc.date.accessioned 2024-01-04T14:52:19Z
dc.date.available 2024-01-04T14:52:19Z
dc.date.issued 2023-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253881
dc.description.abstract O presente artigo discute sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), iniciando pela concepção da avaliação no contexto educacional, sua consolidação na educação superior e a implantação e amadurecimento do SINAES e dos indicadores de qualidade da educação. Os principais marcos regulatórios dos indicadores de qualidade do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) são tratados, assim como, seus conceitos, instrumentos, insumos, pesos, periodicidades e o grau de aplicabilidade desses conceitos para os órgãos formuladores de políticas públicas e para as instituições de ensino superior. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com buscas nas bases acadêmico-cientifica do portal da CAPES, SciELO, google acadêmico, periódicos especializados e site e documentos do INEP/MEC e do Planalto. O estudo evidenciou que o ENADE pode interferir nos conceitos dos indicadores de qualidade da educação da educação superior, na formulação políticas públicas educacionais e no gerenciamento dos processos de desenvolvimento institucionais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica pt_BR
dc.type Article pt_BR


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