EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
Show simple item record
dc.contributor.author |
TONOLLI, THAYNARA GILLI |
|
dc.contributor.author |
BORNIA, ANTONIO CEZAR |
|
dc.contributor.author |
HOFFMANN, ELISÂNGELA |
|
dc.contributor.author |
ANDRIOLA, WAGNER BANDEIRA |
|
dc.contributor.author |
MUNIZ, RITA DE FÁTIMA |
|
dc.contributor.author |
MUNIZ, SHEILA MARIA |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-04T13:21:16Z |
|
dc.date.available |
2024-01-04T13:21:16Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844 |
|
dc.description.abstract |
A eclosão global da Pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à humanidade, afetando diferentes áreas incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivou-se neste estudo avaliar a eficiência relativa dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2017 a 2022 (pré e pós-pandemia). Para tanto, empregou-se Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), com o modelo orientado para outputs. Evidenciou-se, por meio do DEA, que a maior parte dos cursos de pós-graduação não apresentou perda de eficiência no período considerado no estudo, podendo ser explicado pela rápida adaptação dos cursos analisados da UFSC às contingências da Pandemia da COVID-19. Dentre as ações de gestão dos cursos podem ser realçadas o uso de meios digitais para a formação do alunado e a ampliação dos prazos de conclusão dos cursos. Ademais dos fatores de gestão dos cursos, há de se acentuar a natureza do público da pós-graduação, que é mais experiente, maduro e autônomo, diferenciando-se sobremaneira dos discentes da graduação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar