Competências de Pesquisa de Professores-Pesquisadores do Ensino Superior: uma discussão teórica

DSpace Repository

A- A A+

Competências de Pesquisa de Professores-Pesquisadores do Ensino Superior: uma discussão teórica

Show simple item record

dc.contributor.author Mendonça, José Ricardo Costa
dc.contributor.author Araújo, Fernanda Roda de Souza
dc.date.accessioned 2024-01-03T14:54:08Z
dc.date.available 2024-01-03T14:54:08Z
dc.date.issued 2023-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253807
dc.description.abstract O objetivo deste artigo édiscutir a competência de pesquisa de professores-pesquisadores do ensino superior. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura e foi adotado como guia o Modelo de Competências Profissionais do Professor do Ensino Superior (MCPPES) de Mendonça et al (2012). Entende-se competência como “[...] um sistema de conhecimentos, conceituais e procedimentais, organizados em esquemas operatórios, que permitem, com relação a uma família de situações, identificar uma tarefa problema e sua resolução por meio de uma ação eficaz” (DOLZ; OLLAGNIER, 2004, p. 81). A competência de pesquisa pode ser descrita como o domínio de abordagens, métodos e técnicas de pesquisa e o respeito ao objeto/sujeito de pesquisa (MENDONÇA et al, 2012). Com base na literatura estudada, propõe-se 16 capacidades relacionadas à competência de pesquisa. Sugere-se a validação de um instrumento de mensuração das competências, proposto com base nos autores apresentados neste texto, bem como outros a serem identificados na literatura especializada posteriormente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title Competências de Pesquisa de Professores-Pesquisadores do Ensino Superior: uma discussão teórica pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
1230106.pdf 648.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar