Avaliação motivacional do curso prático de engenharia biomédica para alunos da graduação de engenharia elétrica e eletrônica

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Avaliação motivacional do curso prático de engenharia biomédica para alunos da graduação de engenharia elétrica e eletrônica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Suzuki, Daniela Ota Hisayasu
dc.contributor.author Alves, Paola Hansen Coelho
dc.date.accessioned 2023-12-18T11:57:09Z
dc.date.available 2023-12-18T11:57:09Z
dc.date.issued 2023-12-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253403
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Eletrônica. pt_BR
dc.description.abstract Devido a grande evasão de alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica da UFSC no ciclo básico, novas propostas pedagógicas têm sido consideradas para diminuir estes índices e melhorar o desempenho dos alunos nestes cursos. Uma destas propostas são cursos práticos de laboratório como forma de motivação ao aprendizado dos alunos. A área de Engenharia Biomédica, reconhecida dentro da área de Engenharia Elétrica e Eletrônica, possui projetos pedagógicos onde o aluno pode fazer a ligação entre a Área de Ciências Exatas e a Área de Ciências Biológicas e da Saúde. Sendo assim, a aplicação de minicursos na Área de Engenharia Biomédica, pode ser um importante estudo para verificação da satisfação no aprendizado pelo aluno. Portanto, pretende-se aplicar curso de montagem de circuitos eletrônicos na área de Engenharia Biomédica para alunos da primeira à quinta fase de Engenharia Elétrica e Eletrônica. Estes cursos práticos serão aplicados no laboratório de eletrônica (LABEX) do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina. A satisfação de aprendizado foi avaliada por um questionário de 16 itens por 29 estudantes, de ambos os programas de graduação, das primeiras 5 fases (76%) e das últimas 5 (24%) o questionário avalia conteúdo, interface com usuários, facilidade de uso, motivação e entusiasmo e utiliza a escala Likert (varia de ‘discordo fortemente’ a ‘concordo fortemente’). O questionamento dos materiais, bancadas, ferramenta, recursos, tempo para a montagem eletrônica serem adequados para os experimentos e aprendizado tiveram respostas de concordância intensa e moderada entre 72 a 93%. Verificou-se que a facilidade do experimento a ser realizado entre concordância intensa a leve foram de 55%. 65% das respostas concordaram (intensa e moderado) que o experimento é apropriado para a fase da graduação. A metodologia adotada para ministrar o curso colaborou para que alunos de fases iniciais completasse o circuito eletrônico, pois parte desses alunos não possuem conhecimento teórico para desenvolverem por si só o projeto. pt_BR
dc.format.extent 66 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Engenharia Biomédica pt_BR
dc.subject Engenharia Elétrica e Eletrônica pt_BR
dc.subject Satisfação do aluno pt_BR
dc.subject Curso de montagem de circuitos eletrônicos pt_BR
dc.title Avaliação motivacional do curso prático de engenharia biomédica para alunos da graduação de engenharia elétrica e eletrônica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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