dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Boaventura, Brunna Cristina Bremer |
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dc.contributor.author |
Nascimento, Caroline Fedozzi Bertin |
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dc.date.accessioned |
2023-12-13T19:32:45Z |
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dc.date.available |
2023-12-13T19:32:45Z |
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dc.date.issued |
2023-12-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253125 |
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dc.description |
TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Nutrição. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A obesidade é uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo excesso de peso. Diferentes
abordagens de tratamento para indivíduos com o diagnóstico têm sido objeto de estudo. Em um
cenário de ascensão da internet, a aplicação de intervenções relacionadas à perda de peso tem
ocorrido cada vez mais nas plataformas digitais. O Instagram é a rede social à qual os indivíduos
dedicam mais tempo e que possui 15 vezes mais engajamento que outras plataformas. Nesse
contexto, o presente estudo foi delineado para desenvolver e analisar estratégias digitais para
aplicação de um protocolo online de emagrecimento via Instagram, baseado em abordagens
dietéticas e técnicas cognitivo-comportamentais com duração de cinco semanas. O estudo foi
dividido em quatro etapas: desenvolvimento do protocolo de emagrecimento, coleta de amostra,
aplicação do protocolo e a análise dos dados. O planejamento contou com a elaboração de
questionários, formulários e roteiros para os posts e lives. Os conteúdos foram trabalhados
diariamente em diversos formatos disponibilizados pela plataforma, a fim de aumentar o
engajamento e a adesão ao protocolo, tais como lives, reels, stories, postagens com imagens
únicas e postagens em formato carrossel. A taxa de engajamento público dos posts foi de
16,58% e a taxa de retenção dos stories foi 91,28%. Ao término do protocolo de 5 semanas,
observou-se uma média significativa de perda de peso de 1,04 kg (P < 0,001), evidenciando a
eficácia do método adotado. No entanto, ao explorar as correlações entre a variação de peso e
o engajamento nas redes sociais, não se identificou uma associação significativa. O presente
estudo demonstrou que as estratégias digitais implementadas se mostraram eficazes em relação
aos principais indicadores de engajamento, como Taxa de Retenção do Stories (TRS) e Taxa
de Engajamento Público (TEP), utilizando das estratégias digitais para maximizar o
envolvimento dos participantes do protocolo, otimizando as oportunidades de sucesso no
tratamento da obesidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Obesity is a chronic multifactorial disease characterized by excess weight. Various treatment
approaches for individuals diagnosed with obesity have been the subject of study. In the era of
the internet, interventions related to weight loss are increasingly being implemented on digital
platforms. Instagram, the social media platform to which individuals dedicate the most time,
boasting 15 times more engagement than other platforms, has become a focal point for such
interventions. In this context, the present study was designed to develop and analyze digital
strategies for implementing a five-week online weight loss protocol via Instagram, based on
dietary approaches and cognitive-behavioral techniques. The study was divided into four
stages: development of the weight loss protocol, sample collection, protocol implementation,
and data analysis. Planning involved the creation of questionnaires, forms, and scripts for posts
and live sessions. Content was delivered daily in various formats available on the platform to
enhance engagement and adherence to the protocol, including live sessions, reels, stories,
single-image posts, and carousel-format posts. The public engagement rate for posts was
16.58%, and the story retention rate was 91.28%. At the end of the 5-week protocol, a
significant average weight loss of 1.04 kg was observed (P < 0.001), highlighting the
effectiveness of the adopted method. However, when exploring correlations between weight
variation and social media engagement, no significant association was identified. The study
demonstrated that the implemented digital strategies were effective in terms of key engagement
indicators such as Story Retention Rate (SRR) and Public Engagement Rate (PER), utilizing
digital strategies to maximize participant engagement in the protocol, optimizing opportunities
for success in obesity treatment. |
pt_BR |
dc.format.extent |
170 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
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dc.subject |
Instagram |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Emagrecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Obesidade |
pt_BR |
dc.subject |
Engajamento |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias digitais para aplicação de protocolo de emagrecimento baseado em técnicas cognitivo-comportamentais vinculadas à rede social Instagram |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |