O setor automotivo e o Acordo Mercosul-UE: uma análise a partir das Cadeias Globais de Valor
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Seabra, Fernando |
|
dc.contributor.author |
Silva, Júlia Saint Martin Rodrigues da |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-11T23:00:25Z |
|
dc.date.available |
2023-12-11T23:00:25Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252790 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Relações Internacionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão examina os impactos potenciais do Acordo Mercosul-União Europeia (UE) para a indústria automotiva brasileira, a partir da perspectiva das Cadeias Globais de Valor (CGVs). No primeiro capítulo de desenvolvimento é realizada uma revisão bibliográfica sobre CGVs, explorando sua evolução desde o surgimento do conceito com as chamadas cadeias de commodities. Destaca-se a aplicação desse conceito na análise da expansão do comércio internacional e fragmentação geográfica das cadeias de produção; com enfoque na Cadeia Automotiva. O capítulo seguinte, a respeito do diagnóstico do setor automotivo brasileiro abrange as políticas industriais recentes, um breve panorama dessa indústria e a análise da sua inserção nas Cadeias Automotivas. Programas como o Inovar-Auto e o Rota 2030 são examinados para compreender a atuação estatal na dinâmica de desenvolvimento do setor. Quanto à inserção do setor brasileiro, percebe-se que a expansão das exportações e a integração em cadeias regionais e globais limita-se ao espaço da América Latina. Para realizar a análise do Acordo Mercosul-UE, primeiramente, são destrinchados os Acordos Automotivos firmados no âmbito do Mercosul. A principal lição retirada destes é o forte protecionismo dos países sul-americanos no que diz respeito à conclusão de acordos de livre-comércio. Já quanto ao Acordo Mercosul-UE, propriamente, examina-se a desgravação tarifária proposta e discute-se os impactos nas legislações e mercados, especialmente no comércio entre Brasil e Argentina. Na conclusão do presente trabalho é destacado que o acordo tende a favorecer a UE, apresentando desafios para uma maior inserção da indústria automotiva brasileira, especialmente em termos de tecnologia e legislação. Recomenda-se a revisão de acordos bilaterais sul-americanos e a busca por atualizações na legislação de segurança veicular. Em síntese, o trabalho realiza uma revisão teórica CGVs e de como essa perspectiva enxerga a Cadeia Automotiva; uma avaliação do setor automotivo brasileiro e uma revisão crítica dos acordos comerciais, contribuindo para o entendimento dos desafios e oportunidades que o Acordo Mercosul-UE pode trazer para a indústria automotiva brasileira. |
pt_BR |
dc.format.extent |
90 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.title |
O setor automotivo e o Acordo Mercosul-UE: uma análise a partir das Cadeias Globais de Valor |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar