Aleitamento materno: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso on-line para profissionais da Atenção Primária à Saúde de Ji-Paraná/RO

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Aleitamento materno: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso on-line para profissionais da Atenção Primária à Saúde de Ji-Paraná/RO

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Souza, Ana Izabel Jatobá de
dc.contributor.author Veras, Graciella de Sousa
dc.date.accessioned 2023-11-24T23:29:44Z
dc.date.available 2023-11-24T23:29:44Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 385018
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252236
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract O profissional da Atenção Primária à Saúde necessita de conhecimentos e habilidades para lidar com o cenário atual de incentivo e promoção do aleitamento. Sendo assim surgiram as questões norteadoras: ?quais as necessidades de conhecimento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Ji-Paraná/Rondônia para o incentivo, manejo e promoção do Aleitamento Materno que possam ser satisfeitas por um curso na modalidade on-line? De que forma um curso na modalidade on-line para os profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Ji-Paraná/Rondônia pode contribuir para o fortalecimento das ações de promoção do aleitamento materno? ? Objetivo geral: desenvolver, avaliar e implementar um curso na modalidade on-line sobre Aleitamento Materno para profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Ji-Paraná/Rondônia/Brasil. Método: trata-se de um projeto de intervenção elaborado através de estudo metodológico com produção tecnológica utilizando o referencial teórico de Paulo Freire. Os dados foram coletados de setembro de 2022 a junho de 2023. Participaram da pesquisa 52 profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Ji-Paraná/RO. Foram aplicados questionários pré e pós-curso e os resultados compilados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Utilizou-se para a construção do curso a metodologia do Design Instrucional, nas etapas de: Análise (necessidades do público-alvo), Desenho (estruturação do curso), Desenvolvimento (traçado pedagógico), Implementação (realização do curso) e Avaliação (avaliação pedagógica e de aprendizagem). A coleta de dados foi realizada após a submissão ao Comitê de ética em pesquisa com seres humanos. Resultados: os participantes se constituíram na maioria por indivíduos do sexo feminino. Destes, 28 eram enfermeiros, 13 técnicos em enfermagem, 01 médica, 01 odontólogo e 09 agentes comunitários de saúde com a faixa etária entre 30 e 39 anos. A maior parte atua na Atenção Primária à Saúde entre 11 e 15 anos. Emergiram elementos dificultadores como a: resistência das pacientes em aderir às ações coletivas de promoção do Aleitamento Materno; carência de material didático; falta de capacitação sobre o tema; tempo limitado durante as consultas e a ausência de protocolos locais. Discussão: os dados encontrados refletem a importância de cursos de capacitação sobre a temática para aprimorar e qualificar a prática conforme evidências na literatura. Considerações finais: o estudo atingiu o objetivo proposto cujo produto se constitui em um material de apoio nas atividades de Educação Permanente dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Recomenda-se a implementação do curso em plataforma própria pelo município de Ji-Paraná. Produto: o produto técnico consiste em um curso na modalidade on-line sobre Aleitamento Materno para profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Ji-Paraná/RO e a produção dois manuscritos contendo o levantamento das necessidades de aprendizagem dos profissionais e o as contribuições de um curso on-line para o fortalecimento das ações de promoção do aleitamento materno na atenção primária. Contribuições para a enfermagem: este estudo contribui para padronizar o manejo do aleitamento materno no cenário do estudo, estimular intervenções, melhorar o atendimento às gestantes e lactantes, influenciar políticas públicas e apoiar a tomada de decisões clínicas.
dc.description.abstract Abstract: Primary Health Care professionals need knowledge and skills to deal with the current scenario of encouraging and promoting breastfeeding. Therefore, the guiding questions arose: ?what are the knowledge needs of Primary Health Care professionals in the municipality of JiParaná/Rondônia for the encouragement, management and promotion of Breastfeeding that can be satisfied by an online course? How can an online course for Primary Health Care professionals in the city of Ji-Paraná/Rondônia contribute to strengthening breastfeeding promotion actions? ? General objective: to develop, evaluate and implement an online course on Breastfeeding for Primary Health Care professionals in the city of JiParaná/Rondônia/Brazil. Method: this is an intervention project developed through a methodological study with technological production using Paulo Freire's theoretical framework. Data were collected from September 2022 to June 2023. Participated 52 Primary Health Care professionals from the city of Ji-Paraná/RO in the research. Pre and post-course questionnaires were administered and the compiled results were analyzed quantitatively and qualitatively. The Instructional Design methodology was used to construct the course, in the stages of: Analysis (needs of the target audience), Design (structuring the course), Development (pedagogical outline), Implementation (carrying out the course) and Evaluation (evaluation pedagogical and learning). Data collection was carried out after submission to the Human Research Ethics Committee. Results: the majority of participants were female. Of these, 28 were nurses, 13 nursing technicians, 01 doctor, 01 dentist and 09 community health agents aged between 30 and 39 years. The majority work in Primary Health Care between 11 and 15 years old. Complicating elements emerged, such as: patients' resistance to joining collective actions to promote Breastfeeding; lack of teaching material; lack of training on the topic; limited time during consultations and the absence of local protocols. Discussion: the data found reflects the importance of training courses on the topic to improve and qualify the practice according to evidence in the literature. Final considerations: the study achieved the proposed objective, the product of which constitutes support material in the Permanent Education activities of Primary Health Care professionals. It is recommended that the course be implemented on its own platform by the municipality of Ji-Paraná. Product: the technical product consists of an online course on Breastfeeding for Primary Health Care professionals in the city of Ji-Paraná/RO and the production of two manuscripts containing a survey of professionals' learning needs and contributions of an online course to strengthen actions to promote breastfeeding in primary care. Contributions to nursing: this study contributes to standardizing the management of breastfeeding in the study setting, stimulating interventions, improving care for pregnant and breastfeeding women, influencing public policies and supporting clinical decision-making. en
dc.format.extent 120 p.| il., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Enfermagem
dc.subject.classification Amamentação
dc.subject.classification Atenção primária à saúde
dc.subject.classification Ensino à distância
dc.subject.classification Tecnologia educacional
dc.title Aleitamento materno: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso on-line para profissionais da Atenção Primária à Saúde de Ji-Paraná/RO
dc.type Dissertação (Mestrado)


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