Senhora da Anunciação: Memórias em Performance com Aurinda do Prato

DSpace Repository

A- A A+

Senhora da Anunciação: Memórias em Performance com Aurinda do Prato

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Domínguez, Maria Eugenia
dc.contributor.author da Costa, Augusto Infanti Ribeiro
dc.date.accessioned 2023-11-16T18:06:18Z
dc.date.available 2023-11-16T18:06:18Z
dc.date.issued 2023-10-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251960
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Esta é uma etnobiografia de Aurinda Raimunda da Anunciação, ou Aurinda do Prato, Mestra de Samba de Roda e Yalorixá de Candomblé Ketu/Angola da Ilha de Itaparica, Bahia. A partir de uma crítica as possibilidades da relação entre pesquisador e pesquisado, utilizo das categorias “memória” e “performance” enquanto repertórios simbólicos para co-construir uma narrativa sobre os modos de viver e os atos ritualizados performados por Aurinda. Criada pelo irmão mais velho, o Mestre de Capoeira e Samba de Roda Gerson Quadrado, ela o acompanhou em ranchos e afoxés pelas ruas da ilha, além de levar seu renomado prato-e-faca para inúmeros sambas até participar da implementação da Salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Desde jovem ela organiza anualmente uma festa para o Caboclo Pedra do Ouro que a acompanha, contudo é após ser iniciada no Candomblé Ketu que passa a direcionar sua vida para o exercício religioso, se tornando popular para rezas, sacudimentos, banhos e o jogo de búzios. Nascida em 1936, Aurinda do Prato foi marisqueira, lavadeira, cozinheira, “baiana de acarajé”, costureira e artesã, sendo visitada por amantes das manifestações populares brasileiras de todo o mundo além de uma extensa rede de familiares e adjacentes. pt_BR
dc.description.abstract This is an etnobiography of Aurinda Raimunda da Anunciação, or Aurinda do Prato, Samba de Roda’s Master and Candomblé Ketu/Angola’s Yalorixá of Itaparica Island, Bahia. Through a critical analysis of the possibilities within the scientific relations, I use “memory” and “performance” categories as a symbolic repertory to co-create a narrative about the ways of living and the ritualized acts performed by Aurinda. Raised by her older brother, the Capoeira and Samba de Roda’s Master Gerson Quadrado, they paraded together in “ranchos” and “afoxés” on the island’s streets, as well as taking her renowned “prato-e-faca” (plate-and-fork as a musical instrument) to uncountable “sambas” until participating in the Samba de Roda’s cultural heritage implementation. Since she was a teenager she organizes annually a ritual party for Caboclo Pedra de Ouro, who accompanies her, although is only after she was initiated in the Candomblé Ketu that she started directing her life towards the religious exercise, becoming well known for prayers, baths, “sacudimentos” and the “búzios” game. Born in 1936, Aurinda do Prato was an artisanal fisherwoman, a washerwoman, a cook, a “baiana de acarajé”, a seamstress and a craftswoman, being visited by many Brazilian popular manifestation’s lovers from all over the world and a wide network of relatives and friends. pt_BR
dc.format.extent 111 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Etnobiografia pt_BR
dc.subject Performance pt_BR
dc.subject Samba de Roda pt_BR
dc.subject Candomblé pt_BR
dc.title Senhora da Anunciação: Memórias em Performance com Aurinda do Prato pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
DACOSTA_Senhoradaanunciacao_assinado.pdf 2.569Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar