dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Zuculoto, Valci Regina Mousquer |
|
dc.contributor.author |
Baltar, Anderson Luiz Condor |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-25T00:41:45Z |
|
dc.date.available |
2023-10-25T00:41:45Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
384284 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251604 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2023. |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação analisa a cobertura radiojornalística dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval de 2022 ? que teve a particularidade de ocorrer no mês de abril, por conta da pandemia da Covid-19. É abordado o uso dos elementos que compõem a cena sonora -palavra, música, efeitos sonoros e silêncio - e os critérios de noticiabilidade evidenciados na transmissão do desfile da Acadêmicos do Grande Rio, campeã do concurso, por três emissoras: Tupi FM, comercial; Roquette Pinto FM, pública; e a Rádio Arquibancada, uma webrádio especializada em Carnaval. A pesquisa é de natureza exploratória, com caráter quali-quantitativo, utilizando como método o estudo de casos múltiplos, articulado à análise documental. A reflexão teórica parte dos trabalhos de autores como Rudolph Arnheim (2005), Armand Balsebre (2005), Eduardo Meditsch (2007), Luiz Artur Ferraretto (2001; 2014), Valci Zuculoto (2012) e Marcelo Kischinhevsky (2016). Dentre as principais conclusões, a constatação de que a transmissão radiofônica de Carnaval possui traços como a instantaneidade, a mobilidade, a emocionalidade, evidenciando seu caráter informativo e jornalístico. Também se evidenciou que estas coberturas possuem a função de, por meio da construção de um cenário sonoro, informar ao público sobre o que acontece durante o evento, fundamentando-se na aplicação de valores-notícias específicos. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This dissertation analyzes the radio journalistic coverage of the Special Group of Rio de Janeiro parades it the 2022 Carnival ? which had the particularity of ocorring in the month of April, because of the Covid-19 pandemic. We discuss the use of the elements that make up the sound scene -word, music, sound effects and silence - and the newsworthiness criteria evidenced in the transmission of the parade by Acadêmicos do Grande Rio, winner of the contest, by three stations: Tupi FM, commercial; Roquette Pinto FM, public; and Rádio Arquibancada, a web radio station specializing in Carnival. The research is of an exploratory nature, with a quali-quantitative character, using the study of multiple cases as a method, articulated with documental analysis. The theoretical reflection starts from the works of authors such as Rudolph Arnheim (2005), Armand Balsebre (2005), Eduardo Meditsch (2007), Luiz Artur Ferraretto (2001; 2014), Valci Zuculoto (2012) and Marcelo Kischinhevsky (2016). Among the main conclusions, the finding that the Carnival radio transmission has traits such as instantaneity, mobility, emotionality, evidencing its informative and journalistic character. It was also pointed out that these coverages have the function, through the construction of a sound scenario, to inform the public about what happens during the event, based on the application of specific news values. |
en |
dc.format.extent |
154 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Jornalismo |
|
dc.subject.classification |
Radiojornalismo |
|
dc.subject.classification |
Carnaval |
|
dc.title |
O radiojornalismo pede passagem: a cobertura do desfile da Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval 2022 pelas rádios Tupi, Roquette Pinto e Arquibancada |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|