Identificação Precoce de Estudantes em Risco em Ambientes Virtuais de Aprendizagem por meio de Aprendizado de Máquina: Ampliações de Visualizações para o Moodle Analytics Dashboard

DSpace Repository

A- A A+

Identificação Precoce de Estudantes em Risco em Ambientes Virtuais de Aprendizagem por meio de Aprendizado de Máquina: Ampliações de Visualizações para o Moodle Analytics Dashboard

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cechinel, Cristian
dc.contributor.author Souza, Augusto de Carvalho Fernandes de
dc.date.accessioned 2023-09-28T10:05:00Z
dc.date.available 2023-09-28T10:05:00Z
dc.date.issued 2023-09-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251306
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.description.abstract A representação visual de informações é um procedimento utilizado para traduzir dados em formatos gráficos, facilitando sua compreensão e interpretação. Nesse contexto, a visualização de dados se revela uma valiosa ferramenta para compreender e comunicar dados cruciais, como o desempenho dos estudantes, o progresso do currículo e a eficácia das políticas educacionais. O propósito deste projeto consistiu em elaborar um artigo que destacasse as principais publicações dos últimos cinco anos, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram coletados e categorizados 473 artigos com base em um modelo multidimensional contendo cinco dimensões (dados coletados, público-alvo, objetivos, técnicas empregadas e ferramentas utilizadas). No âmbito da visualização de dados educacionais, diversas técnicas e recursos são empregados, com destaque para abordagens de aprendizado de máquina. A seleção da técnica ou ferramenta de visualização apropriada depende das características dos dados a serem apresentados e do público-alvo. Assim, essas escolhas desempenham um papel fundamental na análise de dados, na tomada de decisões informadas e na identificação de tendências, padrões e insights nos dados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Araranguá,SC pt_BR
dc.subject Learning-Analytics pt_BR
dc.subject Moodle pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.title Identificação Precoce de Estudantes em Risco em Ambientes Virtuais de Aprendizagem por meio de Aprendizado de Máquina: Ampliações de Visualizações para o Moodle Analytics Dashboard pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2023-09-27 19-43-18.mp4 129.2Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar