Identificação Precoce de Estudantes em Risco em Ambientes Virtuais de Aprendizagem por meio de Aprendizado de Máquina: Ampliações de Visualizações para o Moodle Analytics Dashboard
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cechinel, Cristian |
|
dc.contributor.author |
Souza, Augusto de Carvalho Fernandes de |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-28T10:05:00Z |
|
dc.date.available |
2023-09-28T10:05:00Z |
|
dc.date.issued |
2023-09-27 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251306 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A representação visual de informações é um procedimento utilizado para traduzir dados em formatos gráficos, facilitando sua compreensão e interpretação. Nesse contexto, a visualização de dados se revela uma valiosa ferramenta para compreender e comunicar dados cruciais, como o desempenho dos estudantes, o progresso do currículo e a eficácia das políticas educacionais. O propósito deste projeto consistiu em elaborar um artigo que destacasse as principais publicações dos últimos cinco anos, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram coletados e categorizados 473 artigos com base em um modelo multidimensional contendo cinco dimensões (dados coletados, público-alvo, objetivos, técnicas empregadas e ferramentas utilizadas). No âmbito da visualização de dados educacionais, diversas técnicas e recursos são empregados, com destaque para abordagens de aprendizado de máquina. A seleção da técnica ou ferramenta de visualização apropriada depende das características dos dados a serem apresentados e do público-alvo. Assim, essas escolhas desempenham um papel fundamental na análise de dados, na tomada de decisões informadas e na identificação de tendências, padrões e insights nos dados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá,SC |
pt_BR |
dc.subject |
Learning-Analytics |
pt_BR |
dc.subject |
Moodle |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão |
pt_BR |
dc.title |
Identificação Precoce de Estudantes em Risco em Ambientes Virtuais de Aprendizagem por meio de Aprendizado de Máquina: Ampliações de Visualizações para o Moodle Analytics Dashboard |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar