Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Simas, Henrique |
|
dc.contributor.author |
Imanisi, Lucas Jun |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-27T20:03:49Z |
|
dc.date.available |
2023-09-27T20:03:49Z |
|
dc.date.issued |
2023-09-27 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251288 |
|
dc.description |
Apresentação PIBITI |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o objetivo de facilitar operações e agregar segurança e qualidade de vida aos envolvidos em realizar as tarefas de movimentação de transformadores em condomínios residenciais, born como sua instalação e posterior manutenção, Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.) e UFSC, por meio do Laboratorio de Robotica Raul Guenther (LAR) e Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos (LASHIP), firmaram contrato via chamada pública, para o desenvolvimento de uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso. Para atender a necessidade de desenvolvimento de uma solução tecnológica, que parte do zero, sem ter semelhante no mercado, se fez o emprego da metodologia PRODIP (Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos), desenvolvida pelo NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos) do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. 0 PRODIP é caracterizado por possuir em três grandes etapas, sendo elas: Planejamento, Projetação e Implementação. A fase de Planejamento é caracterizada pelo planejamento de desenvolvimento do produto e do projeto. A etapa posterior, de Projetação, demanda inicialmente o desenvolvimento de um Projeto Informacional, Projeto Conceitual e Projeto Detalhado, onde são realizadas grandes definições para que se possibilite a geração de uma solução aos desafios propostos, levantamento de informações, requisitos e especificações que devem ser atendidas dentro de um contexto da industria e comercio brasileiro. O início do ciclo 2022.2, período qual o bolsista egresso no projeto, se encontrava na fase de fabricação e montagem do equipamento desenvolvido. Com o objetivo de finalizar essa etapa para partir para a validação, desempenharam-se então, com o auxílio do bolsista, o processo de fabricação e elaboração dos documentos. Ao fim de 2023 o projeto se encontra em fase final de testes dos componentes hidráulicos seguindo para a etapa de validação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Fabricação |
pt_BR |
dc.subject |
Documentação |
pt_BR |
dc.subject |
Implementação |
pt_BR |
dc.title |
Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar