Contribuição para a avaliação de desempenho de faixas reversíveis: o caso da operação da rodovia SC-405 em Florianópolis (SC)

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Contribuição para a avaliação de desempenho de faixas reversíveis: o caso da operação da rodovia SC-405 em Florianópolis (SC)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Debatin Neto, Arnoldo
dc.contributor.author Furtado, Igor Gomes
dc.date.accessioned 2023-09-22T23:12:25Z
dc.date.available 2023-09-22T23:12:25Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 383629
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251204
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract Em um cenário onde a ocorrência de congestionamentos nos centros urbanos tornou-se comum, estratégias de gestão do tráfego, como a implantação de faixas reversíveis, tornam-se atraentes aos gestores de rodovias. Historicamente, entre as suas principais aplicações constam casos de congestionamentos monodirecionais recorrentes e situações especiais (grandes eventos, execução de obras e emergências). A relativa simplicidade associada às reversíveis quando comparadas a intervenções de caráter definitivo, não devem mascarar as diretrizes técnicas que norteiam todo o processo de implantação desta operação, desde etapas iniciais (planejamento, estudos prévios e projeto), como posteriores (monitoramento e avaliação de desempenho). Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir com a prática de faixas reversíveis, identificando na literatura as principais informações-chave (abordagens, indicadores, forma de coleta de dados e métodos) utilizadas em estudos de avaliação tanto no meio acadêmico, como na grey literature. A extração de tais informações subsidiou a elaboração de fluxogramas para auxílio do processo de avaliação em operações existentes e em fase de planejamento. A aplicação do fluxograma à operação existente na rodovia SC-405, em Florianópolis/SC, direcionou o estudo de caso desenvolvido, que contou com a avaliação de desempenho de tráfego e segurança viária por métodos quantitativos considerando os 3 anos anteriores e posteriores à implantação (2009 a 2015). Como resultados, constatou-se que a implantação da faixa reversível neste segmento rodoviário acarretou o acréscimo de volume de tráfego no local e a redução da maior parte dos indicadores de segurança avaliados. Complementarmente, verificou-se o desequilíbrio percentual de volume de tráfego entre sentidos e o percentual de utilização médio da operação. Os dados utilizados para o desenvolvimento do estudo de caso foram disponibilizados pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina e pelo Comando de Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina.
dc.description.abstract Abstract: In a context where the occurrence of urban congestion has become common, traffic management strategies such as reversible lanes have become attractive to traffic managers. Historically, its main applications include cases of recurrent unidirectional traffic jams and special events (major events, work zones and emergencies). However, despite the relative simplicity often associated with this technique, there are guidelines through the entire implementation process of this kind of operation (planning, design, control, management, and evaluation). Since it has become a popular strategy in Brazil, the evaluation process becomes essential not only in terms of measuring the benefits obtained from existing operations, but also to aid the design of new operations. In this context, this research aims to contribute to the practice of reversible lanes trough the identification of key information (approaches, performance measures, data collection and methods) used in evaluation studies both in academic and grey literature. This information subsidized the creation of flowcharts to guide the evaluation process in both existing operations and in the planning phase, which application to the SC-405 highway in Florianópolis, Santa Catarina, lead to the case study, which includes the evaluation of traffic road safety performance by quantitative methods (before-and-after observational studies). It was found that the reversible lane on this road segment led to an higher increase in the traffic volume than the expected based on the comparison group and a reduction in most of the safety performance measures. Complementarily, the percentage of unbalanced traffic volume and the average utilization of the reversible lane were also obtained. The data used for the development of the case study were provided by the Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina and the Comando de Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina. en
dc.format.extent 150 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Engenharia de transportes
dc.subject.classification Trânsito
dc.subject.classification Rodovias
dc.subject.classification Engenharia de tráfego
dc.subject.classification Trânsito urbano
dc.title Contribuição para a avaliação de desempenho de faixas reversíveis: o caso da operação da rodovia SC-405 em Florianópolis (SC)
dc.type Dissertação (Mestrado)


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