Projeto educar Jornalistas em Direitos Humanos

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Projeto educar Jornalistas em Direitos Humanos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Colucci, Isabel
dc.contributor.author Kovalczykovski, Amanda
dc.date.accessioned 2023-09-10T20:43:32Z
dc.date.available 2023-09-10T20:43:32Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250857
dc.description.abstract Este vídeo apresenta as atividades relacionadas à pesquisa do 'Projeto Educar Jornalistas em Direitos Humanos'. As atividades contaram com encontros semanais para leituras de apoio em grupos para melhor compreensão do assunto abordado nesta pesquisa. Sendo então, encaminhada para a procura por artigos apresentados na Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, entre os anos de 2012 e 2021, que abordassem os Direitos Humanos em suas palavras-chaves, títulos ou tivessem por tema central questões relativas às populações marginalizadas, quando esses assuntos em questão eram relacionados temas de atenção que direitos humanos aborda através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz, por exemplo, voltados à mudança social, que possam atingir corações e mentes (BENEVIDES, 2007). Ou seja, a escolha desses artigos considera o impacto social referente aos direitos humanos abordados por jornalistas. E ao decorrer do segundo semestre, se deu início ao mapeamento das universidades de jornalismo ou comunicação social, que possuem em seu plano pedagógico assuntos que abordam direitos humanos, em matérias ou projetos, e estão em andamento. Após a seleção dos artigos, foram encontrados 53, dos quais ao passarem por uma análise mais minuciosa, foram pré-selecionadas 32 pesquisas que atendiam aos temas de atenção em direitos humanos, dos quais dez (31,25%) são do ano de 2021, seis (18,75%) de 2019, quatro (12,5%) de 2015, três (9,375%) de 2017 e 2013, dois (6,25%) nos anos de 2020, e um (3,7%) em 2012, 2014, 2016 e 2018. Por meio da análise realizada, foi possível perceber maior interesse do campo por estes temas, a partir de 2019 com significativo aumento a partir de então das discussões sobre direitos étnico-raciais, de sexualidade e de gênero, mas ainda assim uma baixa inclusão de pessoas com deficiências nos estudos. E os Estudos em Direitos Humanos têm crescido junto a sociedade e cada vez mais abordados em projetos político pedagógicos de instituições de ensino básico e superior nacional e internacionalmente nos últimos anos (LAPA, F., 2014). As abordagens em direitos humanos mudaram conforme a sociedade mudou também, já que as perguntas que a sociedade traz refletem nas perguntas que a área de pesquisa faz. Percebe-se que ao decorrer dos anos essas discussões em Direitos Humanos foram de se questionar o que são direitos humanos para nichar e determinar esses direitos dentro de cada setor de importância como discussões em raças, gêneros, sexualidade e socioeconômica. E esta pesquisa mostrou que se faz cada vez mais necessário orientar jornalistas para a abordagem dessa temática, para que assim possam abordar isso dentro da sala de redação, aproximando-se destes diversos segmentos da sociedade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject jornalismo, educação em direitos humanos, cultura digital, educação intercultural pt_BR
dc.title Projeto educar Jornalistas em Direitos Humanos pt_BR
dc.type Video pt_BR


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SIC- Amanda Kovalczykovski.mp4 13.30Mb MPEG-4 video View/Open

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