relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira dos anos 2012 a 2022

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira dos anos 2012 a 2022

Mostrar registro simples

dc.contributor Colégio Aplicação UFSC pt_BR
dc.contributor.advisor Viana, Thereza Cristina Bertazzo Silveira
dc.contributor.author Silva, Lara Alves da
dc.date.accessioned 2023-09-07T23:42:58Z
dc.date.available 2023-09-07T23:42:58Z
dc.date.issued 2023-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250538
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Colégio Aplicação. Thereza Cristina Bertazzo Silveira Viana. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de pesquisa faz parte de um projeto maior que tinha como objetivo realizar uma revisão bibliográfica entre os anos de 2012 e 2022 nas áreas de Artes Visuais, Ciências Sociais, Enfermagem, Linguagens, Psicologia e Serviço Social sobre as relações de gênero e diversidade sexual, na interface com as pesquisas sobre educação, no contexto da Educação Básica brasileira. No caso deste trabalho especificamente, tal revisão concentrou-se na área de Sociologia, por meio da criação de marcadores que relacionavam-se com a temática de gênero e sexualidade. Parte-se do pressuposto de que as questões relativas à identidade de gênero na infância/adolescência são temas importantes de serem abordados no ambiente escolar, uma vez que este espaço reflete as disputas e contradições da sociedade. Neste sentido, a escola pode constituir-se como um espaço de reprodução destas violências ou de educação para as relações de gênero ao adotar uma postura em defesa e proteção dos direitos desta população. A falta de políticas específicas para este público agrava os processos de quebra de vínculo e exclusão familiar, violências psicológicas e físicas na escola, inclusive pela própria gestão escolar, tendo como consequência a evasão involuntária. Sendo assim, o papel da escola na formação dos estudantes para uma educação para as relações de gênero e diversidade sexual é fundamental. Este trabalho de pesquisa buscou mapear os trabalhos na área de sociologia sobre relações de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar, por meio da classificação dos artigos buscados através da plataforma Lattes e catalogados no gerenciador de referências EndNote pt_BR
dc.format.extent resumo e Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Relações de gênero e diversidade sexual, escola e identidade de gênero. pt_BR
dc.subject Relações de gênero e diversidade sexual, escola e identidade de gênero. pt_BR
dc.subject Relações de gênero e diversidade sexual, escola e identidade de gênero. pt_BR
dc.title relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira dos anos 2012 a 2022 pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
vídeo PIBIC. Lara Alves da Silva (1).mp4 141.4Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar