projeto LABTAE_ bolsistaGustavo

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projeto LABTAE_ bolsistaGustavo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Fernanda Albertina
dc.contributor.advisor Garcia, Fernanda Albertina
dc.contributor.author Facco, Gustavo Filipi
dc.contributor.author Facco, Gustavo Filipi
dc.date.accessioned 2023-09-07T00:13:54Z
dc.date.available 2023-09-07T00:13:54Z
dc.date.issued 2023-09-06
dc.date.issued 2023-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250416
dc.description Projeto pibic ensino médio, projeto LABTAE bolsista Gustavo Filipi Facco. pt_BR
dc.description.abstract Hoje em dia, quando se fala em falta de acessibilidade na aprendizagem, se refere às questões que impedem ou atrapalham as pessoas com deficiência de participar bem do processo educativo. A sociedade vem caminhando na direção da inclusão, e para promover uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, é necessário buscar maneiras de enfrentar barreiras e minimizar as dificuldades, focando em como deixar a educação mais acessível e inclusiva. Esse relatório é parte de um projeto do LABTAE (Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia) do Colégio de Aplicação UFSC, realizado por um bolsista do programa PIBIC- EM, entre março e agosto de 2023, cujo objetivo é identificar oportunidades de desenvolvimento de recursos/produtos ergonômicos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes com deficiência, limitações comunicacionais e/ou mobilidade reduzida. A metodologia proposta envolve pesquisa bibliográfica, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento relacionadas à temática central, além de estudo sobre impressão 3D, ferramenta tecnológica a ser utilizada na concepção de recursos de TA pelo LABTAE. O projeto adotado utilizou o software Onshape para a modelagem em 3D e o UltiMaker Cura para o fatiamento e logo indo para a impressão com o material em PLA. Como resultado encontramos alguns desafios relacionados à execução da impressão e a necessidade de continuidade para a finalização do projeto. Neste projeto de impressão para um carrinho acessível em jogos, enfrentamos problemas semelhantes a projetos anteriores que também deram problema com resistência e outro com erro de impressão, incluindo fragilidade no suporte para o Arduino e erros na escala de impressão. Para superar esses desafios, é essencial melhorar a qualidade das impressões e ajustar as configurações da impressora 3D. pt_BR
dc.format.extent 10 paginas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Labtae pt_BR
dc.publisher Labtae pt_BR
dc.subject Ergonomia; Tecnologia assistiva; Acessibilidade; Inclusão escolar; Design de Produto pt_BR
dc.title projeto LABTAE_ bolsistaGustavo pt_BR
dc.title projeto LABTAE_ bolsistaGustavo pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Vergara, Lizandra Garcia Lupi
dc.contributor.advisor-co Vergara, Lizandra Garcia Lupi


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