projeto LABTAE_ bolsistaGustavo
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Garcia, Fernanda Albertina |
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dc.contributor.advisor |
Garcia, Fernanda Albertina |
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dc.contributor.author |
Facco, Gustavo Filipi |
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dc.contributor.author |
Facco, Gustavo Filipi |
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dc.date.accessioned |
2023-09-07T00:13:54Z |
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dc.date.available |
2023-09-07T00:13:54Z |
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dc.date.issued |
2023-09-06 |
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dc.date.issued |
2023-09-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250416 |
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dc.description |
Projeto pibic ensino médio, projeto LABTAE bolsista Gustavo Filipi Facco. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Hoje em dia, quando se fala em falta de acessibilidade na aprendizagem, se refere às questões que impedem ou atrapalham as pessoas com deficiência de participar bem do processo educativo. A sociedade vem caminhando na direção da inclusão, e para promover uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, é necessário buscar maneiras de enfrentar barreiras e minimizar as dificuldades, focando em como deixar a educação mais acessível e inclusiva. Esse relatório é parte de um projeto do LABTAE (Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia) do Colégio de Aplicação UFSC, realizado por um bolsista do programa PIBIC- EM, entre março e agosto de 2023, cujo objetivo é identificar oportunidades de desenvolvimento de recursos/produtos ergonômicos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes com deficiência, limitações comunicacionais e/ou mobilidade reduzida. A metodologia proposta envolve pesquisa bibliográfica, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento relacionadas à temática central, além de estudo sobre impressão 3D, ferramenta tecnológica a ser utilizada na concepção de recursos de TA pelo LABTAE. O projeto adotado utilizou o software Onshape para a modelagem em 3D e o UltiMaker Cura para o fatiamento e logo indo para a impressão com o material em PLA. Como resultado encontramos alguns desafios relacionados à execução da impressão e a necessidade de continuidade para a finalização do projeto. Neste projeto de impressão para um carrinho acessível em jogos, enfrentamos problemas semelhantes a projetos anteriores que também deram problema com resistência e outro com erro de impressão, incluindo fragilidade no suporte para o Arduino e erros na escala de impressão. Para superar esses desafios, é essencial melhorar a qualidade das impressões e ajustar as configurações da impressora 3D. |
pt_BR |
dc.format.extent |
10 paginas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Labtae |
pt_BR |
dc.publisher |
Labtae |
pt_BR |
dc.subject |
Ergonomia; Tecnologia assistiva; Acessibilidade; Inclusão escolar; Design de Produto |
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dc.title |
projeto LABTAE_ bolsistaGustavo |
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dc.title |
projeto LABTAE_ bolsistaGustavo |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Vergara, Lizandra Garcia Lupi |
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dc.contributor.advisor-co |
Vergara, Lizandra Garcia Lupi |
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