Como o jornalismo do interior de Santa Catarina absorveu o WhatsApp nas suas práticas e se tornou refém do aplicativo para distribuir sua produção durante a pandemia de Covid-19

DSpace Repository

A- A A+

Como o jornalismo do interior de Santa Catarina absorveu o WhatsApp nas suas práticas e se tornou refém do aplicativo para distribuir sua produção durante a pandemia de Covid-19

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Paulino, Rita de Cássia Romeiro
dc.contributor.author Aoki, Ricardo Luiz
dc.date.accessioned 2023-09-01T13:05:42Z
dc.date.available 2023-09-01T13:05:42Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 383096
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249955
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract O objetivo dessa tese é investigar a distribuição de conteúdo jornalístico em grupos de WhasApp privados de propriedade de portais periféricos de Santa Catarina durante o período da pandemia de Covid-19. A hipótese defendida é que esses portais de notícias criaram uma dependência com o aplicativo onde a manutenção de grupos para o envio de matérias é um novo modo de distribuição para conquistar leitores e capital social em suas cidades de abrangência. A pesquisa se dividiu em duas partes sendo a primeira relativa ao estado da arte, momento que se utilizou o método indutivo e a segunda se tratou dos testes de corroboração da hipótese onde o método utilizado foi o hipotético-dedutivo. Na primeira etapa o estado da arte foi definido a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura que relacionou as Tecnologias da Informação e Comunicação ao Jornalismo. Nessa etapa identificou-se o objeto de estudos a partir da percepção que o WhatsApp é a TIC que mais impacta no jornalismo. Na segunda etapa realizou-se a aplicação de um questionário com 265 portais de notícias do interior de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que a distribuição de conteúdo via WhatsApp é parte fundamental da operação jornalística desses portais. Três portais que responderam ao questionário participaram da fase de testes da hipótese. Momento que se analisou o fluxo de visitantes do portal a partir de publicações enviadas para o Facebook, Instagram, WhatsApp e Telegram. Durante uma semana os portais enviaram links parametrizados para suas plataformas sociais digitais. Com auxílio do Google Analytics foi possível verificar qual plataforma envia mais usuários e acessos aos sites. Os resultados puderam confirmar a hipótese no sentido que existe uma dependência do WhatsApp para conquistar e manter leitores.
dc.description.abstract Abstract: The aim of this thesis is to investigate the distribution of journalistic content in private WhatsApp groups owned by peripheral news portals in Santa Catarina during the period of the Covid-19 pandemic. The hypothesis defended is that these news portals have created a dependency on the application where maintaining groups for sending articles is a new distribution method to attract readers and social capital in their coverage cities. The research was divided into two parts, the first being related to the state of the art, using the inductive method, and the second part consisted of tests to corroborate the hypothesis, where the hypothetical-deductive method was used. In the first stage, the state of the art was defined from a Systematic Literature Review that related Information and Communication Technologies to Journalism. In this stage, the object of study was identified based on the perception that WhatsApp is the ICT that has the most impact on journalism. In the second stage, a questionnaire was applied to 265 news portals from the interior of Santa Catarina. The results showed that the distribution of content via WhatsApp is a fundamental part of the journalistic operation of these portals. Three portals that responded to the questionnaire participated in the hypothesis testing phase, during which the flow of visitors to the portal was analyzed based on publications sent to Facebook, Instagram, WhatsApp, and Telegram. During one week, the portals sent parameterized links to their social platforms. With the help of Google Analytics, it was possible to verify which platform sends more users and accesses to the sites. The results confirmed the hypothesis in the sense that there is a dependence on WhatsApp to attract and retain readers. en
dc.format.extent 343 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Jornalismo
dc.subject.classification WhatsApp (Aplicativo de mensagens)
dc.subject.classification Plataforma digital
dc.subject.classification COVID-19
dc.subject.classification Tecnologias da informação e comunicação
dc.subject.classification Isolamento social
dc.title Como o jornalismo do interior de Santa Catarina absorveu o WhatsApp nas suas práticas e se tornou refém do aplicativo para distribuir sua produção durante a pandemia de Covid-19
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Seruffo, Marcos César da Rocha


Files in this item

Files Size Format View
PJOR0195-T.pdf 14.46Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar