Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cancino, Leonel R |
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dc.contributor.author |
Melo, Patrick Ericson da Silva |
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dc.date.accessioned |
2023-07-14T12:07:42Z |
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dc.date.available |
2023-07-14T12:07:42Z |
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dc.date.issued |
2023-06-29 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248887 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho visou realizar uma convergência de estudos da aerodinâmica com
a dinâmica veícular e da utilização de uma análise numérica em CFD (Métodos
Computacionais de Dinâmica de Fluidos) para averiguar a influência da asa traseira
em de carros de alta performance, no presente trabalho, carros de F1. Os estudos
feitos para a análise da frenagem e escorregamento foram com base em um perfil
de aerofólio, sendo ele o NACA 2412, assim como o mecanismo Drag Reduction
System(DRS) para as variações do ângulo, que vai de 20º e 0º. Antes da geração
de resultados foi necessário um refino da malha para convergência dos dados do
coeficiênte de sustentação, do coeficiênte de arrasto e do momento de arfagem.O
modelo adotado de dinâmica veicular para o estudo da foi o modelo quase-estático e
foi realizado o estudo do escoamento para a averiguar a influência da asa traseira no
corpo do veículo. A situação de frenagem ocorreu em uma pista hipotética reta, plana
e sem efeitos de ventos laterais e a situação do escorregamento ocorreu na pista de
Monza na curva La Parabolica, também considerada plana e sem efeitos de ventos
laterais. Os softwares utilizados para as analises foram o SolidWorks para geração dos
CAD’s das asas traseiras, Ansys Fluent 2020 para geração das malhas e obtenção
dos dados das cargas aerodinâmicas e por fim o Python para importar os dados até o
Excel onde foram inseridas as fórmulas de dinâmica veícular para reações nos pneus
durante a frenagem e o escorregamento. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work aimed to converge studies of aerodynamics with vehicle dynamics and
utilize numerical analysis in CFD (Computational Fluid Dynamics) to investigate the
influence of the rear wing on high-performance cars, specifically Formula One cars.
The studies conducted for braking and sliding analysis were based on an airfoil profile,
namely the NACA 2412, as well as the Drag Reduction System (DRS) mechanism for
angle variations ranging from 20º to 0º. Before generating results, mesh refinement
was necessary to converge the data for lift coefficient, drag coefficient, and pitch
moment. The adopted vehicle dynamics model for the study was the quasi-static model,
and flow analysis was conducted to investigate the influence of the rear wing on the
vehicle body. The braking situation occurred on a hypothetical straight, flat track without
crosswinds, and the sliding situation occurred on the Monza track at the La Parabolica
curve, also considered flat and without crosswinds. The software used for the analysis
included SolidWorks for generating CADs of the rear wings, Ansys Fluent 2020 for mesh
generation and obtaining aerodynamic load data, and finally Python for importing the
data into Excel, where vehicle dynamics formulas for tire reactions during braking and
sliding were implemented. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Estabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Frenagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escorregamento |
pt_BR |
dc.subject |
Veículos F1 |
pt_BR |
dc.subject |
CFD |
pt_BR |
dc.subject |
Cargas aerodinâmicas |
pt_BR |
dc.subject |
Arrasto |
pt_BR |
dc.title |
Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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