Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1

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Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Cancino, Leonel R
dc.contributor.author Melo, Patrick Ericson da Silva
dc.date.accessioned 2023-07-14T12:07:42Z
dc.date.available 2023-07-14T12:07:42Z
dc.date.issued 2023-06-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248887
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho visou realizar uma convergência de estudos da aerodinâmica com a dinâmica veícular e da utilização de uma análise numérica em CFD (Métodos Computacionais de Dinâmica de Fluidos) para averiguar a influência da asa traseira em de carros de alta performance, no presente trabalho, carros de F1. Os estudos feitos para a análise da frenagem e escorregamento foram com base em um perfil de aerofólio, sendo ele o NACA 2412, assim como o mecanismo Drag Reduction System(DRS) para as variações do ângulo, que vai de 20º e 0º. Antes da geração de resultados foi necessário um refino da malha para convergência dos dados do coeficiênte de sustentação, do coeficiênte de arrasto e do momento de arfagem.O modelo adotado de dinâmica veicular para o estudo da foi o modelo quase-estático e foi realizado o estudo do escoamento para a averiguar a influência da asa traseira no corpo do veículo. A situação de frenagem ocorreu em uma pista hipotética reta, plana e sem efeitos de ventos laterais e a situação do escorregamento ocorreu na pista de Monza na curva La Parabolica, também considerada plana e sem efeitos de ventos laterais. Os softwares utilizados para as analises foram o SolidWorks para geração dos CAD’s das asas traseiras, Ansys Fluent 2020 para geração das malhas e obtenção dos dados das cargas aerodinâmicas e por fim o Python para importar os dados até o Excel onde foram inseridas as fórmulas de dinâmica veícular para reações nos pneus durante a frenagem e o escorregamento. pt_BR
dc.description.abstract This work aimed to converge studies of aerodynamics with vehicle dynamics and utilize numerical analysis in CFD (Computational Fluid Dynamics) to investigate the influence of the rear wing on high-performance cars, specifically Formula One cars. The studies conducted for braking and sliding analysis were based on an airfoil profile, namely the NACA 2412, as well as the Drag Reduction System (DRS) mechanism for angle variations ranging from 20º to 0º. Before generating results, mesh refinement was necessary to converge the data for lift coefficient, drag coefficient, and pitch moment. The adopted vehicle dynamics model for the study was the quasi-static model, and flow analysis was conducted to investigate the influence of the rear wing on the vehicle body. The braking situation occurred on a hypothetical straight, flat track without crosswinds, and the sliding situation occurred on the Monza track at the La Parabolica curve, also considered flat and without crosswinds. The software used for the analysis included SolidWorks for generating CADs of the rear wings, Ansys Fluent 2020 for mesh generation and obtaining aerodynamic load data, and finally Python for importing the data into Excel, where vehicle dynamics formulas for tire reactions during braking and sliding were implemented. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Estabilidade pt_BR
dc.subject Frenagem pt_BR
dc.subject Escorregamento pt_BR
dc.subject Veículos F1 pt_BR
dc.subject CFD pt_BR
dc.subject Cargas aerodinâmicas pt_BR
dc.subject Arrasto pt_BR
dc.title Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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