O conteúdo de evolução na base nacional comum curricular (BNCC) dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

O conteúdo de evolução na base nacional comum curricular (BNCC) dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Toni, Daniela de
dc.contributor.author Souza, Matheus de
dc.date.accessioned 2023-07-12T17:48:17Z
dc.date.available 2023-07-12T17:48:17Z
dc.date.issued 2023-06-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248740
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas. pt_BR
dc.description.abstract A evolução biológica é ponto chave dentro da biologia e entender os seus conceitos é fundamental para o aprendizado dos discentes. Compreendendo este fato, este estudo coletou os dados necessários para entender a conjuntura atual do ensino de evolução com a passagem do conteúdo do Ensino Médio para o Fundamental II e fez uma reflexão sobre este fato. Analisando as versões da base nacional comum curricular, comparando elas entre si, verificamos os conteúdos presentes em cada uma delas e a suas respectivas quantidades ao longo de suas variações. As versões da BNCC de 2015-2018, foram analisadas na íntegra na área das “Ciências da Natureza”, com o intuito de verificar a quantidade de conteúdo relacionado à evolução biológica na base ao longo do tempo. Além de destacar os momentos políticos em que a BNCC foi criada e suas respectivas versões. Com as análises da Base e dos eventos políticos onde elas surgiram, o conservadorismo da época, fica explicitado a função da BNCC e como ela age na educação. Com a evolução biológica perdendo espaço dentro da Base, sendo cada vez menor a quantidade de habilidades trabalhadas ao longo dos anos. pt_BR
dc.description.abstract Biological evolution is a key point within biology, and understanding its concepts is essential for students' learning. Recognizing this fact, this study collected the necessary data to understand the current state of evolution teaching as the content transitions from high school to middle school, and reflected upon this matter. By analyzing the versions of the National Common Curricular Base (BNCC) and comparing them to each other, we examined the content present in each version and their respective quantities throughout their variations. e BNCC versions from 2015-2018 were fully analyzed in the field of "Natural Sciences" to determine the amount of content related to biological evolution in the curriculum over time. Additionally, the study highlights the political moments in which the BNCC was created and its respective versions. With the analysis of the Base and the political events in which they emerged, the conservatism of that era, the role of the BNCC and how it operates within education becomes evident. As biological evolution loses space within the curriculum, the amount of skills addressed over the years diminishes. pt_BR
dc.format.extent 45 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Evolução biológica pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title O conteúdo de evolução na base nacional comum curricular (BNCC) dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 491.5Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar