Avaliação paramétrica de dispositivos de ponta de asa do tipo endplate
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Filipe Dutra da |
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dc.contributor.author |
Tumelero, Breno Lopes |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-11T12:36:13Z |
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dc.date.available |
2023-07-11T12:36:13Z |
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dc.date.issued |
2023-06-22 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248517 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A busca pelo aumento na eficiência aerodinâmica tem se tornado foco na indústria
aeronáutica nas últimas décadas, tanto pelo aumento no alcance quanto pela redução
de emissão de gases. Dentre as abordagens existentes, o uso de dispositivos de
ponta de asa possibilita a redução do arrasto induzido à custa de um acréscimo no
parasita segundo as condições de voo. Esse trabalho busca avaliar a utilização de
dispositivos de ponta de asa do tipo endplate, quantificando o impacto do seu uso
em cada uma das componentes de arrasto de uma asa. Para isso, foram realizadas
simulações numéricas em OpenFOAM, cujo modelo de simulação passou por um
processo de validação frente a valores experimentais, além de testes de sensibilidade
ao tamanho do domínio, refino de malha e parâmetros de turbulência. A parcela do
arrasto induzido foi computada através da análise do plano de Trefftz, calibrado em
função de valores teóricos, enquanto as demais componentes puderam ser extraídas
através da integração da pressão e esforço cisalhante. Resultados mostraram uma
redução no fator de arrasto induzido K de até -13,35% e aumento da eficiência total
de 9,63% na maior geometria simulada. Ademais, a redução e afastamento do vórtice
da superfície gerou uma diminuição no arrasto parasita da asa de 26,68%, maior que
o próprio acréscimo causado pela adição das endplates, em um ângulo de ataque de
10◦. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The seek for increased aerodynamic efficiency has been on the focus of aeronautical
industry for the past few decades, not only due to the range increase, but also for
reducing gas emissions. Among the existing methods, wingtip devices allows the
reduction of the induced drag, at the cost of increasing the parasite drag according to the
flight conditions. This work aims to evaluate the usage of endplate type wingtip devices,
quantifying its impact on each of the wing drag components. To acheive this, numerical
simulations using OpenFOAM were performed, which simulation model was validated by
experimental data comparison, in addition to domain size, grid refinement and turbulence
inlet parameters sensibility tests. The induced drag portion was computed through the
Trefftz plane analysis, calibrated against theoretical values, while the other components
could be extracted by surface pressure and shear stress integration. Results presented
up to a 13.35% induced drag factor K reduction, and a total efficiency increase of 9.63%
for the biggest simulated geometry. Moreover, the vortex reduction and clearance away
from the surface reduced the wing parasite drag in 26,68%, more than the actual drag
increase created by the endplates addition, at an angle of attack of 10◦. |
pt_BR |
dc.format.extent |
68 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Endplate |
pt_BR |
dc.subject |
Arrasto induzido |
pt_BR |
dc.subject |
CFD |
pt_BR |
dc.subject |
Trefftz |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação paramétrica de dispositivos de ponta de asa do tipo endplate |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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