Tecnologias Educativas para promoção da imunização: Contribuições para um viver saúdavel
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
de Souza, Ana Izabel Jatobá |
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dc.contributor.author |
Barbosa da Silva, Rivoneide Marcolino |
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dc.date.accessioned |
2023-07-07T11:10:28Z |
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dc.date.available |
2023-07-07T11:10:28Z |
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dc.date.issued |
2023-06-30 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248311 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução: a vacinação caracteriza-se por uma ação simples e de grande eficácia na prevenção de doenças, sendo uma das principais ações de promoção da saúde inserida num contexto de ações da Atenção Primária à Saúde. A vacinação é a que propicia resposta quase que imediata na prevenção de doenças, seguindo corretamente o calendário vacinal e realizando as imunizações nas datas apropriadas, principalmente durante o primeiro ano de vida. Objetivo: identificar na literatura as tecnologias educativas utilizadas para o incentivo da imunização. Métodos: trata-se de um estudo de Revisão Integrativa de Literatura. A busca foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO, Pubmed, e LILACs, Organização Pan-Americana de Saúde englobando artigos publicados nos últimos de 2018 a 2022. Para seleção de artigos foram usados descritores: tecnologias educativas, imunização, saúde da criança e do adolescente. Os dados foram analisados mediados a análise de conteúdo. Resultados: foram identificadas 467 publicações, com amostra final de 3 artigos. Os resultados foram representados em forma de fluxograma Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analysis e os achados são retratados em quadro sinóptico contemplando as informações de cada estudo. Os estudos que compuseram a amostra final da revisão caracterizam-se por: maioria de estudos publicados em 2019 no Brasil. As tecnologias educativas mais utilizadas foram cartilhas e folders. As tecnologias educativas encontradas foram empregadas de forma associada, utilizadas como uma tecnologia para o ensino; apenas três estudos apresentaram tecnologias de forma isolada. Considerações finais: constata-se a importância do uso de tecnologias educativas no incentivo à imunização, em especial as de fácil produção e com maior facilidade de distribuição. Evidencia-se o importante papel dos profissionais de saúde para levar informação efetiva para a população, bem como na realização de estratégias que promovam a imunização a fim de aumentar a cobertura vacinal. Recomenda-se a utilização de tecnologias educativas com maior aderência à população e de fácil disseminação, incluindo as tecnologias digitais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
65 P. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Tecnologia; Educação em saúde; Vacinação; Imunização; saúde da criança; adolescente; Calendário vacinal. |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias Educativas para promoção da imunização: Contribuições para um viver saúdavel |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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