Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Originalidade de Design de Interface de Aplicativos Android

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Originalidade de Design de Interface de Aplicativos Android

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Wangenheim, Christiane Anneliese Gresse Von
dc.contributor.author Dornsbach, Klaus de Freitas
dc.date.accessioned 2023-07-06T22:14:39Z
dc.date.available 2023-07-06T22:14:39Z
dc.date.issued 2023-06-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248301
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Ciências da Computação. pt_BR
dc.description.abstract No século XXI em rápida evolução, a procura de novas competências tornou-se indispensável tanto na vida quotidiana como no mercado de trabalho. Notavelmente, a criatividade emergiu como uma habilidade vital, abrangendo a capacidade de gerar ideias novas e práticas. Para cultivar a criatividade na Educação Básica, uma abordagem promissora envolve a integração de ambientes de programação de blocos como o App Inventor. Ao ensinar o desenvolvimento de aplicativos, esse método não apenas transmite conhecimento de programação, mas também enfatiza a importância do design de interface. Consequentemente, torna-se crucial avaliar a originalidade dos layouts de aplicativos dos alunos como parte do processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste projeto é desenvolver um modelo automatizado utilizando técnicas de aprendizado profundo não supervisionado, a fim de avaliar a originalidade de designs de interface em aplicativos desenvolvidos usando o App Inventor no contexto do ensino de informática na Educação Básica. pt_BR
dc.description.abstract In the rapidly evolving 21st century, the demand for acquiring new skills has become indispensable in both daily life and the job market. Notably, creativity has emerged as a vital skill, encompassing the ability to generate fresh and practical ideas. To cultivate creativity in Basic Education, a promising approach involves integrating block programming environments like App Inventor. By teaching app development, this method not only imparts programming knowledge but also emphasizes the significance of interface design. Consequently, it becomes crucial to evaluate the originality of students' application layouts as part of the teaching-learning process. In light of this, the aim of this project is to develop an automated model utilizing non supervised deep learning techniques, in order to assess the originality of interface designs in applications developed using App Inventor in the context of teaching computer science in Basic Education. pt_BR
dc.format.extent 93 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access.
dc.subject autoencoder pt_BR
dc.subject originalidade pt_BR
dc.subject deep learning pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Originalidade de Design de Interface de Aplicativos Android pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Wangenheim, Aldo Von


Files in this item

Files Size Format View Description
Klaus de Freitas Dornsbach TCC final-1.pdf 10.69Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar