Mastigação e sua relação com o desempenho cognitivo

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Mastigação e sua relação com o desempenho cognitivo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Moreira, Eduardo Luiz Gasnhar
dc.contributor.author Cruz, Vítor Rodrigues
dc.date.accessioned 2023-06-26T12:25:38Z
dc.date.available 2023-06-26T12:25:38Z
dc.date.issued 2023-05-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247210
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Odontologia. pt_BR
dc.description.abstract Mastigação e estímulos intraorais desempenham um papel essencial na vida humana, indo além de sua função na alimentação e fala, podendo afetar processos como aprendizado e memorização. Essa revisão da literatura buscou investigar se a falta de estímulo no meio oral pode afetar o desempenho em tarefas cognitivas, tanto a curto quanto a longo prazo, e se a mastigação tem alguma influência nos processos de aprendizado e memorização. Foram realizadas pesquisas na plataforma PubMed, utilizando duas combinações de palavras-chave: (mastication) AND (memory) e “(mastication) OR (chewing)” AND “(memory) OR (cognition)”. Os artigos foram selecionados e, após a aplicação de critérios de elegibilidade e inclusão, 36 artigos foram escolhidos para esta revisão da literatura. Os resultados indicam uma maior atividade no Córtex Frontal durante a mastigação e realização de tarefas cognitivas, bem como um melhor desempenho em tarefas de aprendizado e memorização em pacientes com reabilitação oral, quando comparados a pacientes edêntulos. No entanto, a maioria dos estudos que avaliaram se a mastigação de goma de mascar, antes ou durante a realização de tarefas cognitivas, influenciaria no desempenho, não encontrou alterações substanciais. Assim, a mastigação pode desempenhar um papel, entre muitos outros, nos processos de aprendizado e memorização, embora a influência da mastigação de goma de mascar no desempenho cognitivo seja menos evidente. pt_BR
dc.description.abstract Chewing and intraoral stimuli play an essential role in human life, going beyond their function in food and speech, and may affect processes such as learning and memorization. This literature review sought to investigate whether the lack of stimulation in the oral environment can affect performance in cognitive tasks, both in the short and long term, and whether chewing has any influence on the learning and memorization processes. Searches were carried out on the PubMed platform, using two combinations of keywords: (mastication) AND (memory) and “(mastication) OR (chewing)” AND “(memory) OR (cognition)”. Articles were selected and, after applying eligibility and inclusion criteria, 36 articles were chosen for this literature review. The results indicate a greater activity in the Frontal Cortex during mastication and performance of cognitive tasks, as well as a better performance in learning and memorization tasks in patients with oral rehabilitation, when compared to edentulous patients. However, most studies that assessed whether chewing gum, before or during the performance of cognitive tasks, would influence performance, did not find substantial changes. Thus, chewing may play a role, among many others, in learning and memorization processes, although the influence of chewing gum on cognitive performance is less evident. pt_BR
dc.format.extent 44 f pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Mastigação pt_BR
dc.subject Aprendizado pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Desempenho cognitivo pt_BR
dc.title Mastigação e sua relação com o desempenho cognitivo pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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