dc.contributor.author |
Barbosa, Ana Beatriz Avelino |
|
dc.contributor.author |
Zacar, Cláudia Regina Hasegawa |
|
dc.contributor.author |
Leite, Marta Karina |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-20T21:13:17Z |
|
dc.date.available |
2023-06-20T21:13:17Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-05 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247040 |
|
dc.description.abstract |
A criação de novos modelos de negócios é um tema emergente dentro de várias áreas de pesquisa, e
parte deles tem se direcionado a contextos reais, para resolução de problemas sociais. Como um
exemplo de aplicação desse princípio, tem-se a Yunus Social Business, uma instituição que visa
ampliar os conceitos de Negócios Sociais. Esse tipo de modelo se baseia em gerar um
empreendimento que tenha o propósito de resolver uma problemática social e, muitas vezes, de
interesse comunitário. Portanto, neste artigo, caracterizado por uma metodologia de estudo de caso,
apresentam-se as bases do Negócio Social e o envolvimento desse empreendimento com o Design
Estratégico. Traz-se uma discussão sobre como esses conceitos se relacionam com os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, ambos aplicados no caso da Yunus,
no qual se tem o incentivo da equidade social e a busca pelo desenvolvimento de comunidades. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The creation of new business models is an emerging topic within several research areas, and part of them has been directed to real contexts, to solve social problems. As an example of the application of this principle, there is Yunus Social Business, an institution that aims to expand the concepts of Social Business. This type of model is based on generating an enterprise that has the purpose of solving a social problem and, many times, of community interest. Therefore, in this article, characterized by a case study methodology, the bases of Social Business and the involvement of this enterprise with Strategic Design are presented. It brings a discussion about how these concepts relate to the Sustainable Development Goals of the United Nations, both applied in the case of Yunus, in which there is the encouragement of social equity and the search for the development of communities |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Negócios Sociais; |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo de Negócios; |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Sustentável; |
pt_BR |
dc.subject |
Equidade Social; Estudo de Caso. |
pt_BR |
dc.subject |
Social Business; Business Model; Sustainable development; Social Equity; Case study |
pt_BR |
dc.title |
Design for Social Business in the Sustainable Development Goals: the case of Yunus Social Business as a contributor to social equity |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Design para Negócios Sociais nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável: o caso de Yunus Negócios Sociais como contribuidor para a equidade social |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |