O atendimento educacional de crianças e adolescentes em tratamento de saúde: análise de trabalhos apresentados na ANPEd (2000 a 2021)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Triches, Jocemara |
|
dc.contributor.author |
Lima, Eliane Breseghello Guerreiro |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-18T18:36:19Z |
|
dc.date.available |
2023-05-18T18:36:19Z |
|
dc.date.issued |
2023-03-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245912 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A trajetória escolar de uma criança ou adolescente pode ser interferida por inúmeros fatores, que, em muitas situações, impedem a continuidade e permanência no percurso escolar. A hospitalização ou o tratamento domiciliar de longo período é um deles e pode impactar significativamente na continuidade dos estudos. Diante desse fato, a união entre educação e saúde possibilita a garantia do direito à escolarização, para a continuidade da aprendizagem escolar, minimizando os atrasos de aprendizagem em consequência do afastamento da escola para tratamento de saúde. O direito à continuidade de escolarização é reconhecido pela legislação brasileira. Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da temática Atendimento educacional à criança e adolescente em tratamento de saúde, no qual o objetivo geral foi de compreender como O atendimento escolar hospitalar tem sido abordado e estudado em trabalhos acadêmicos, especialmente na educação, publicados nas Reuniões Científicas Anuais da ANPEd, no período de 2000 a 2021. Se caracteriza como pesquisa quanti-qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, fundamentada principalmente em autores que discutem o atendimento escolar para crianças e adolescentes em tratamento de saúde. A metodologia utilizada envolveu o levantamento dos trabalhos acadêmicos; a identificação e a descrição das principais abordagens; e a análise das produções. O estudo teve como intuito identificar e compreender o conhecimento produzido sobre o atendimento escolar hospitalar para crianças e adolescentes em tratamento de saúde. Foram localizados 10 trabalhos sobre o tema do recorte supracitado, organizados em três eixos temáticos: educação popular, formação de professores no contexto hospitalar e atendimento pedagógico hospitalar/domiciliar. As análises dos trabalhos contribuíram para o entendimento de como esse atendimento escolar vem sendo realizado em diversas regiões, via projetos realizados em hospitais e comunidades. Concluiu-se através dos relatos apresentados que o atendimento escolar, quando oferecido em ambientes hospitalares/domiciliares, ainda são precários, não disponibilizados de espaços e nem de materiais adequados para a realização desse atendimento, sendo também pouco reconhecido pelos hospitais. Por fim, evidencia-se a necessidade de mais estudos e contribuições sobre esse tema, para a efetivação e a qualidade do atendimento escolar hospitalar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
54 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Classe hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento escolar hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento escolar domiciliar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à educação |
pt_BR |
dc.title |
O atendimento educacional de crianças e adolescentes em tratamento de saúde: análise de trabalhos apresentados na ANPEd (2000 a 2021) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Silva, Cláudia Teles da |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar