O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições do alfaletrar
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Chagas, Lilane Maria de Moura |
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dc.contributor.author |
Soares, Danaise Vieira |
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dc.date.accessioned |
2023-05-18T14:57:30Z |
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dc.date.available |
2023-05-18T14:57:30Z |
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dc.date.issued |
2022-12-20 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245888 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Percebo, atualmente, que ainda há dificuldades na aprendizagem das crianças no processo de alfabetização e letramento nas escolas brasileiras, e isso me fez buscar respostas a esse fenômeno que se apresenta na realidade. Parti, então, das seguintes indagações: quais são as dificuldades encontradas no processo de alfabetização e nas práticas de letramento das crianças em idade escolar? E quais são os fundamentos teórico-metodológicos para alfabetizar as crianças na fase inicial de apropriação da linguagem escrita? Com isso, delineei uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, cujo objetivo geral é estudar e aprofundar os conceitos de alfabetização e de letramento, identificando os fundamentos que constituem a base para a compreensão de como a criança aprende o sistema alfabético de escrita que ocorre simultaneamente ao desenvolvimento do letramento, ou seja, da aprendizagem dos usos sociais desse sistema mediante a sistematização das ideias centrais do livro Alfaletrar, de Magda Soares. Pela complexidade da temática e pelos limites de tempo para realização da presente pesquisa, elenquei, como objetivos específicos: (i) aprofundar os conhecimentos em torno de uma seleção de produções de livros e artigos da Profa. Dra. Magda Soares, por sua vasta produção e pelo reconhecimento de seus escritos na área da alfabetização e na formação de professores e pesquisadores; e (ii) compreender os conceitos e princípios teórico-metodológicos acerca da apropriação da linguagem escrita pela criança na fase inicial da alfabetização, integrando o desenvolvimento das habilidades de uso do sistema alfabético de modo articulado ao processo de letramento na constituição da proposta do Alfaletrar. Concluiu-se que, ao longo do tempo, inúmeros métodos de alfabetização são propostos na educação para diminuir o fracasso escolar. Assim, não existe um único método para ensinar e para aprender a ler e a escrever. Isso depende de uma série de fatores abordados, como quem aprende, o que aprende e quando aprende. Para isso, Magda Soares indica o texto como eixo principal das atividades feitas em ambiente escolar, independentemente do método escolhido. |
pt_BR |
dc.format.extent |
47 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title |
O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições do alfaletrar |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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