O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições do alfaletrar

DSpace Repository

A- A A+

O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições do alfaletrar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Chagas, Lilane Maria de Moura
dc.contributor.author Soares, Danaise Vieira
dc.date.accessioned 2023-05-18T14:57:30Z
dc.date.available 2023-05-18T14:57:30Z
dc.date.issued 2022-12-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245888
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Percebo, atualmente, que ainda há dificuldades na aprendizagem das crianças no processo de alfabetização e letramento nas escolas brasileiras, e isso me fez buscar respostas a esse fenômeno que se apresenta na realidade. Parti, então, das seguintes indagações: quais são as dificuldades encontradas no processo de alfabetização e nas práticas de letramento das crianças em idade escolar? E quais são os fundamentos teórico-metodológicos para alfabetizar as crianças na fase inicial de apropriação da linguagem escrita? Com isso, delineei uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, cujo objetivo geral é estudar e aprofundar os conceitos de alfabetização e de letramento, identificando os fundamentos que constituem a base para a compreensão de como a criança aprende o sistema alfabético de escrita que ocorre simultaneamente ao desenvolvimento do letramento, ou seja, da aprendizagem dos usos sociais desse sistema mediante a sistematização das ideias centrais do livro Alfaletrar, de Magda Soares. Pela complexidade da temática e pelos limites de tempo para realização da presente pesquisa, elenquei, como objetivos específicos: (i) aprofundar os conhecimentos em torno de uma seleção de produções de livros e artigos da Profa. Dra. Magda Soares, por sua vasta produção e pelo reconhecimento de seus escritos na área da alfabetização e na formação de professores e pesquisadores; e (ii) compreender os conceitos e princípios teórico-metodológicos acerca da apropriação da linguagem escrita pela criança na fase inicial da alfabetização, integrando o desenvolvimento das habilidades de uso do sistema alfabético de modo articulado ao processo de letramento na constituição da proposta do Alfaletrar. Concluiu-se que, ao longo do tempo, inúmeros métodos de alfabetização são propostos na educação para diminuir o fracasso escolar. Assim, não existe um único método para ensinar e para aprender a ler e a escrever. Isso depende de uma série de fatores abordados, como quem aprende, o que aprende e quando aprende. Para isso, Magda Soares indica o texto como eixo principal das atividades feitas em ambiente escolar, independentemente do método escolhido. pt_BR
dc.format.extent 47 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Anos Iniciais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.title O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições do alfaletrar pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC FINAL Danaíse.pdf 1.742Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar