A apropriação da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski para a produção acadêmica da Educação Especial no Brasil
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Garcia, Rosalba Maria |
|
dc.contributor.author |
Lima, Amanda Ribeiro |
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dc.date.accessioned |
2023-05-18T14:51:32Z |
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dc.date.available |
2023-05-18T14:51:32Z |
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dc.date.issued |
2022-12-19 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245887 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo central compreender a apropriação da contribuição da Teoria Histórico-Cultural, elaborada e desenvolvida por Vigotski, para o campo da Educação Especial, através da produção acadêmica desenvolvida por pesquisadores brasileiros, da área da Educação. Como objetivos específicos, buscou-se retomar a recepção da Teoria Histórico-Cultural no Brasil, identificar e quantificar a presença de produções acadêmicas que relacionam a Teoria Histórico-Cultural e o campo da Educação Especial, em Programas de Pós-Graduação no Brasil, presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e por fim, verificar a presença e a apreensão de conceitos centrais da Teoria Histórico-Cultural, que anunciam uma perspectiva de desenvolvimento humano nas e pelas relações e interações sociais. A leitura na íntegra dos 17 trabalhos selecionados dentro de um universo de 89 teses e dissertações, que relacionam a Teoria Histórico-Cultural e a Educação Especial, nos possibilitou encontrar quantos e quais conceitos vigotskianos são mais discutidos na produção acadêmica; são os conceitos desenvolvimento, mediação e compensação. É possível depreender, a partir dos resultados dessa pesquisa, que a Teoria Histórico-Cultural contribuiu e continua contribuindo para a educação de crianças com deficiência, sobretudo nas reflexões realizadas sobre como o desenvolvimento ocorre, como a criança aprende e de que forma o professor pode atuar para auxiliar a criança nesse processo, visto que o ser humano se desenvolve nas e pelas relações sociais. Isso é evidenciado pelas várias pesquisas realizadas que relacionam ambas as temáticas e que continuam provocando reflexões e discussões em busca de uma educação comprometida com o desenvolvimento pleno dos estudantes e, sobretudo, na formação humana. |
pt_BR |
dc.format.extent |
76 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Educação Especial |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Histórico-Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Vigotski |
pt_BR |
dc.title |
A apropriação da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski para a produção acadêmica da Educação Especial no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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