Gestão em cooperativa de comercialização de orgânico: estudo do caso da Coopafren
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Desconsi, Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Pauli, Yasmin de Souza |
|
dc.coverage.spatial |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-05-10T14:04:02Z |
|
dc.date.available |
2023-05-10T14:04:02Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-12 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245832 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Agronomia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A agricultura familiar se defronta com diversos desafios ao longo dos anos, e dentre eles é
possível citar a produção e comercialização de seus produtos. Existem entraves, como acesso
ao mercado, alta exigência da legislação, elevado custo de produção e logística, baixo retorno
financeiro e necessidade em diversificação de produtos. Estes são exemplos que, por muitas
vezes, ocasionam a inviabilização da capacidade do produtor em realizar a produção e
distribuição de seus produtos. Uma via alternativa e facilitadora para os produtores é a
criação de cooperativas de produção e comercialização, pois estas estruturas solucionam ou
amenizam problemáticas, melhorando a gestão, seja financeira ou organizacional. Diante
desta realidade, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas de gestão das cooperativas de
comercialização e produção a partir do estudo do caso da Cooperativa da Agricultura
Orgânica e Familiar Recanto da Natureza (COOPAFREN). A metodologia utilizada foi o
estudo de caso, com abordagem qualitativa. As informações foram coletadas a partir dos
relatos dos cooperados nos meses de abril, maio e junho de 2022, e de fontes documentais
como relatórios, planilhas e atas de assembleias da cooperativa, usando a técnica de pesquisa
descritiva. Os resultados da pesquisa mostram como acontece a gestão na cooperativa de
comercialização, relatando suas atividades e estratégias. A cooperativa possui boas práticas
de gestão. Embora tenha sido fundada recentemente, conseguiu alcançar suas metas
estabelecidas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Family farming faces several challenges over the years, and among them it is possible to
mention the production and commercialization of its products. There are obstacles such as
market access, high legal requirements, high production and logistics costs, low financial
returns and the need for product diversification. These are examples that often make the
producer's ability to produce and distribute their products unfeasible. An alternative and
facilitating way for producers is the creation of production and marketing cooperatives, as
these structures solve or alleviate problems, improving management, whether financial or
organizational. Given this reality, the objective of this work is to analyze the management
practices of commercialization and production cooperatives from the case study of the
Cooperativa da Agricultura Orgânica e Familiar Recanto da Natureza (COOPAFREN). The
methodology used was the case study, with a qualitative approach. The information was
collected from the reports of the cooperative members in the months of April, May and June
2022 and from documentary sources, using the descriptive research technique. The research results show how the management in the commercialization cooperative happens, reporting
its activities and strategies. The cooperative has good management practices. Although it
was founded recently, it has managed to achieve its stated goals.
Keywords: Family farming. Rural management. Commercialization Cooperative. Organic
food. |
pt_BR |
dc.format.extent |
27 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Agricultura familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão rural |
pt_BR |
dc.subject |
Cooperativa de comercialização |
pt_BR |
dc.subject |
Alimentos orgânicos |
pt_BR |
dc.title |
Gestão em cooperativa de comercialização de orgânico: estudo do caso da Coopafren |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar