A construção do conhecimento agroecológico no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: um olhar sobre o Curso Técnico de Agroecologia da EEB 25 de Maio (Fraiburgo/SC)

DSpace Repository

A- A A+

A construção do conhecimento agroecológico no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: um olhar sobre o Curso Técnico de Agroecologia da EEB 25 de Maio (Fraiburgo/SC)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Gaia, Marilia Carla de Mello
dc.contributor.author Wörner, Thaís Gomes
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC. pt_BR
dc.date.accessioned 2023-05-10T14:01:37Z
dc.date.available 2023-05-10T14:01:37Z
dc.date.issued 2022-12-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245825
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Agronomia. pt_BR
dc.description.abstract Em 2009 a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina reconheceu oficialmente o Curso Técnico Integrado em Agroecologia da Escola Educação Básica 25 de Maio (EEB 25 de Maio). O curso e a escola resultam de uma extensa luta das famílias assentadas do MST em Fraiburgo/SC. Com o objetivo de compreender como se dá a construção do conhecimento agroecológico e como se relaciona o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e os ideais da Agroecologia é que se desenvolve esse trabalho. O trabalho se dá a partir da observação do cotidiano dos educandos e educandas, além da análise do PPP da escola. A metodologia utilizada neste trabalho para o levantamento de dados foi realizada de forma qualitativa, onde foram coletadas informações pela primeira autora a partir de uma vivência na EEB 25 de Maio. O Curso Técnico em Agroecologia da Escola 25 de Maio é uma materialização da práxis agroecológica. E fica nítida a importância dos movimentos sociais do campo na construção pedagógica e da Agroecologia em um país dominado pelo agronegócio, que também domina a política oprimindo a luta pela Reforma Agrária Popular. pt_BR
dc.description.abstract In 2009 the Secretary of Education of Santa Catarina State officially recognized the Integrated Technical Course in Agroecology of the 25 de Maio Basic Education School. The course and the school are the result of an extensive struggle of the families settled by theMST in Fraiburgo/SC. This work is developed with the objective of understanding how agroecological knowledge is constructed and how the school's Political-Pedagogical Project (PPP) and the ideals of Agroecology are related. The research is based on the observation of the students' daily lives, besides the analysis of the school's PPP. The methodology used in this research for data collection was a qualitative way, and the information was collected by the first author from an experience at the School. The Technical Course in Agroecology at 25 de Maio School is a materialization of the agroecological praxis. And it's clear the importance of social rural movements in the pedagogical construction and of Agroecology in a country dominated by agribusiness, which also dominates politics, oppressing the struggle for popular agrarian reform. Key-words: Field Education; MST; Agronomy pt_BR
dc.format.extent 28 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject MST pt_BR
dc.subject Agronomia pt_BR
dc.title A construção do conhecimento agroecológico no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: um olhar sobre o Curso Técnico de Agroecologia da EEB 25 de Maio (Fraiburgo/SC) pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC _Thaís Gomes Worner.pdf 20.21Mb PDF View/Open TCC Thaís Gomes Worner

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar