A construção do conhecimento agroecológico no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: um olhar sobre o Curso Técnico de Agroecologia da EEB 25 de Maio (Fraiburgo/SC)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gaia, Marilia Carla de Mello |
|
dc.contributor.author |
Wörner, Thaís Gomes |
|
dc.coverage.spatial |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-05-10T14:01:37Z |
|
dc.date.available |
2023-05-10T14:01:37Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-06 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245825 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Agronomia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em 2009 a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina reconheceu oficialmente o
Curso Técnico Integrado em Agroecologia da Escola Educação Básica 25 de Maio (EEB 25
de Maio). O curso e a escola resultam de uma extensa luta das famílias assentadas do MST
em Fraiburgo/SC. Com o objetivo de compreender como se dá a construção do conhecimento
agroecológico e como se relaciona o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e os ideais
da Agroecologia é que se desenvolve esse trabalho. O trabalho se dá a partir da observação do
cotidiano dos educandos e educandas, além da análise do PPP da escola. A metodologia
utilizada neste trabalho para o levantamento de dados foi realizada de forma qualitativa, onde
foram coletadas informações pela primeira autora a partir de uma vivência na EEB 25 de
Maio. O Curso Técnico em Agroecologia da Escola 25 de Maio é uma materialização da
práxis agroecológica. E fica nítida a importância dos movimentos sociais do campo na
construção pedagógica e da Agroecologia em um país dominado pelo agronegócio, que
também domina a política oprimindo a luta pela Reforma Agrária Popular. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In 2009 the Secretary of Education of Santa Catarina State officially recognized the
Integrated Technical Course in Agroecology of the 25 de Maio Basic Education School. The
course and the school are the result of an extensive struggle of the families settled by theMST in Fraiburgo/SC. This work is developed with the objective of understanding how
agroecological knowledge is constructed and how the school's Political-Pedagogical Project
(PPP) and the ideals of Agroecology are related. The research is based on the observation of
the students' daily lives, besides the analysis of the school's PPP. The methodology used in
this research for data collection was a qualitative way, and the information was collected by
the first author from an experience at the School. The Technical Course in Agroecology at 25
de Maio School is a materialization of the agroecological praxis. And it's clear the importance
of social rural movements in the pedagogical construction and of Agroecology in a country
dominated by agribusiness, which also dominates politics, oppressing the struggle for popular
agrarian reform.
Key-words: Field Education; MST; Agronomy |
pt_BR |
dc.format.extent |
28 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
MST |
pt_BR |
dc.subject |
Agronomia |
pt_BR |
dc.title |
A construção do conhecimento agroecológico no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: um olhar sobre o Curso Técnico de Agroecologia da EEB 25 de Maio (Fraiburgo/SC) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar