Desenvolvimento de orientações para a implantação e gestão de horta educativa agroecológica
Mostrar registro simples
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gaia, Marília Carla de Mello |
|
dc.contributor.author |
Caetano, Luisa Soares |
|
dc.coverage.spatial |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-05-10T13:57:26Z |
|
dc.date.available |
2023-05-10T13:57:26Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-13 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245807 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Agronomia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho foi desenvolver estratégias e orientações de educação
agroecológica para o ambiente educacional e realizar atividades promovendo a
Agroecologia em uma horta educativa. As atividades foram realizadas em
Florianópolis-SC, em um espaço pedagógico de atendimento de contraturno escolar para
crianças em situação de vulnerabilidade social, em oito encontros entre os meses de Maio e
Junho de 2022, divididas em atividades teóricas (aulas de Educação Ambiental e
agroecológica) e práticas. Os resultados foram a revitalização da horta com a ajuda dos
estudantes e o desenvolvimento do "Guia Prático: Horta educativa agroecológica", no
editor gráfico Canva. A teoria da sala de aula e a prática aprendida na horta educativa
agregaram conhecimento e instigaram a criatividade e curiosidade dos participantes e
serviu de fomento para o processo educativo. O Guia servirá de apoio e indicará uma
literatura benéfica para a manutenção das hortas educativas, ajudando a impedir o
abandono destas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The objective of this work was to develop agroecological education strategies and
guidelines for the school environment and carry out activities promoting agroecology in a
school garden. The activities were carried out in Florianópolis-SC, in a pedagogical space
for after-school attendance for children in situations of social vulnerability, in eight
meetings between May and June 2022, divided into theoretical (environmental and
agroecological education classes) and practical activities. The results were the
revitalization of the vegetable garden with the help of students and the development of the
'Practical Guide: Agroecological School Garden', in the graphic editor Canva. The theory
of the classroom and the practice learned in the school garden added knowledge and
instigated the creativity and curiosity of the participants and served as a stimulus for their
education process. The Guide will provide support and will indicate beneficial literature
for the maintenance of school gardens, helping to prevent their abandonment.
Keywords: Agroecology, education, agronomy, guide, school garden. |
pt_BR |
dc.format.extent |
43 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
educação |
pt_BR |
dc.subject |
agronomia |
pt_BR |
dc.subject |
guia |
pt_BR |
dc.subject |
horta escolar |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de orientações para a implantação e gestão de horta educativa agroecológica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro simples
Buscar DSpace
Navegar
-
Todo o repositório
-
Esta coleção
Minha conta
Estatística
Compartilhar