Espraiamento urbano e segregação: desafios da mobilidade ativa em áreas periféricas na cidade do Rio de Janeiro
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dc.contributor.author |
Ferraz, Carolina |
|
dc.contributor.author |
Faria, Priscila |
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dc.date.accessioned |
2023-03-13T17:24:01Z |
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dc.date.available |
2023-03-13T17:24:01Z |
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dc.date.issued |
2022-08-24 |
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dc.identifier.issn |
2596-237X |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245061 |
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dc.description.abstract |
O artigo apresenta o trabalho realizado para a disciplina de Mobilidade Urbana Sustentável do
Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ. Buscamos identificar de que forma o processo
de urbanização resultou no espraiamento das cidades e no afastamento da população mais pobre dos
locais de trabalho a partir da estrutura urbana. Partimos da reflexão sobre a problemática da
segregação e dispersão das cidades contemporâneas a partir do modelo de urbanização moderno
consolidado. O objetivo do estudo consiste em viabilizar estruturas modais sustentáveis em áreas
periféricas tais como as da cidade assim como permitir o acesso a uma cidade mais inclusiva. O estudo
relaciona o conceito de mobilidade ao direito à cidade visando o entendimento de que existe uma
distribuição desigual de investimentos e infraestrutura ao longo do tempo, considerando bases teóricas
que abordam a dispersão e a fragmentação das grandes cidades. Fundamentamos a pesquisa na
mobilidade ativa e sustentável pelo viés de David Banister, conceituamos o direito à cidade em Henri
Lefebvre, e ainda, direcionamos o nosso olhar para o espaço sob a perspectiva de Jan Gehl e Lucas
Bertolini. Os resultados encontrados demonstram o abismo entre áreas centrais e periféricas nos
investimentos de estruturas modais sustentáveis em grandes cidades brasileiras, assim como uma
análise centrada na cidade do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The article presents the work carried out for the discipline of Sustainable Urban Mobility of the
Graduate Program in Urbanism of UFRJ. We sought to identify how the urbanization process
resulted in the espraiation of cities and the removal of the poorest population from workplaces from
the urban structure. We start from the reflection on the problem of segregation and dispersion of
contemporary cities from the consolidated modern urbanization model. The aim of the study is to
enable sustainable modal structures in peripheral areas such as those of the city, as well as to allow
access to a more inclusive city. The study relates the concept of mobility to the right to the city aiming
at the understanding that there is an unequal distribution of investments and infrastructure over time,
considering theoretical bases that address the dispersion and fragmentation of large cities. We base
research on active and sustainable mobility by David Banister's bias, conceptualize the right to the
city in Henri Lefebvre, and also direct our gaze to space from the perspective of Jan Gehl and Lucas
Bertolini. The results show the gulf between central and peripheral areas in investments in sustainable
modal structures in large Brazilian cities, as well as an analysis centered in the city of Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade Ativa; |
pt_BR |
dc.subject |
Infraestrutura Cicloviária. |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à Cidade |
pt_BR |
dc.subject |
Active Mobility; Right to the City; Cycling Infrastructure. |
pt_BR |
dc.title |
Espraiamento urbano e segregação: desafios da mobilidade ativa em áreas periféricas na cidade do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Urban sprawl and segregation: challenge of active mobility in peripheral áreas in the city of Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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