Potencial de atendimento de edifício escolar público a requisitos das certificações do PBE Edifica e do LEED sem grandes intervenções

DSpace Repository

A- A A+

Potencial de atendimento de edifício escolar público a requisitos das certificações do PBE Edifica e do LEED sem grandes intervenções

Show simple item record

dc.contributor.author Vaz, Luiza Araújo
dc.contributor.author Oliveira, Raquel Diniz
dc.contributor.author Vieira, Júlia Cordeiro
dc.date.accessioned 2023-03-13T14:18:10Z
dc.date.available 2023-03-13T14:18:10Z
dc.date.issued 2022-08-24
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245053
dc.description.abstract Diversos regulamentos de eficiência energética e ambiental têm sido aplicados para certificação do patrimônio edificado. Neste trabalho, buscou-se comparar os critérios exigidos em dois referenciais edilícios proeminentes no Brasil: RTQ-C (Regulamento Técnico da Qualidade para Nível de Eficiência Energética de Edificações comerciais, de Serviços e Públicas) e LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), aplicados a uma edificação pública escolar existente. Constatou-se que o atendimento aos pré-requisitos para classificação máxima pelo RTQ-C não é suficiente para possibilitar a certificação mínima pelo LEED. Para tanto, adequações ao edifício seriam necessárias, as quais poderiam acrescer cerca de 2,54% no custo total de construção do edifício. Portanto, este trabalho mostrou relevância acadêmica, ao incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas acerca da sustentabilidade nas universidades, além de identificar uma solução prática para um problema real. A metodologia pode servir de base para estudos semelhantes. pt_BR
dc.description.abstract Several regulations of energy and environmental efficiency have been applied for the certification of built heritage. This study aimed to compare the criteria required by two prominent building regulations in Brazil: RTQ-C (Technical Quality Regulation for the Energy Efficiency Level of Commercial, Service and Public Buildings) and LEED applied to an existing public school building. It was found that meeting the prerequisites for maximum classification by the RTQ-C is insufficient to enable LEED's minimum certification. For that, construction adjustment would be necessary, which could add about 2.54% to the cost of the building construction. Therefore, this study showed academic relevance, by encouraging the development of scientific research on sustainability in universities, and practical contribution, by identifying a solution to a real problem. The methodology serves as a basis for similar studies. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Certificação de edifícios; pt_BR
dc.subject LEED; pt_BR
dc.subject RTQ-C; pt_BR
dc.subject Custo; Melhoria da classificação pt_BR
dc.subject Building certification; LEED; RTQ-C; Cost; Classification improvement pt_BR
dc.title Potencial de atendimento de edifício escolar público a requisitos das certificações do PBE Edifica e do LEED sem grandes intervenções pt_BR
dc.title.alternative Potential of a public school building to meet the requirements of the PBE Edifica and LEED certifications without major interventions pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Vol. 5 499 - 510.pdf 1.026Mb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar