Potencial de atendimento de edifício escolar público a requisitos das certificações do PBE Edifica e do LEED sem grandes intervenções
Show simple item record
dc.contributor.author |
Vaz, Luiza Araújo |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Raquel Diniz |
|
dc.contributor.author |
Vieira, Júlia Cordeiro |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-13T14:18:10Z |
|
dc.date.available |
2023-03-13T14:18:10Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-24 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245053 |
|
dc.description.abstract |
Diversos regulamentos de eficiência energética e ambiental têm sido aplicados para certificação do
patrimônio edificado. Neste trabalho, buscou-se comparar os critérios exigidos em dois referenciais
edilícios proeminentes no Brasil: RTQ-C (Regulamento Técnico da Qualidade para Nível de Eficiência
Energética de Edificações comerciais, de Serviços e Públicas) e LEED (Leadership in Energy and
Environmental Design), aplicados a uma edificação pública escolar existente. Constatou-se que o
atendimento aos pré-requisitos para classificação máxima pelo RTQ-C não é suficiente para possibilitar
a certificação mínima pelo LEED. Para tanto, adequações ao edifício seriam necessárias, as quais
poderiam acrescer cerca de 2,54% no custo total de construção do edifício. Portanto, este trabalho
mostrou relevância acadêmica, ao incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas acerca da
sustentabilidade nas universidades, além de identificar uma solução prática para um problema real. A
metodologia pode servir de base para estudos semelhantes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Several regulations of energy and environmental efficiency have been applied for the certification of
built heritage. This study aimed to compare the criteria required by two prominent building regulations
in Brazil: RTQ-C (Technical Quality Regulation for the Energy Efficiency Level of Commercial, Service
and Public Buildings) and LEED applied to an existing public school building. It was found that meeting
the prerequisites for maximum classification by the RTQ-C is insufficient to enable LEED's minimum
certification. For that, construction adjustment would be necessary, which could add about 2.54% to
the cost of the building construction. Therefore, this study showed academic relevance, by encouraging
the development of scientific research on sustainability in universities, and practical contribution, by
identifying a solution to a real problem. The methodology serves as a basis for similar studies. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Certificação de edifícios; |
pt_BR |
dc.subject |
LEED; |
pt_BR |
dc.subject |
RTQ-C; |
pt_BR |
dc.subject |
Custo; Melhoria da classificação |
pt_BR |
dc.subject |
Building certification; LEED; RTQ-C; Cost; Classification improvement |
pt_BR |
dc.title |
Potencial de atendimento de edifício escolar público a requisitos das certificações do PBE Edifica e do LEED sem grandes intervenções |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Potential of a public school building to meet the requirements of the PBE Edifica and LEED certifications without major interventions |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar