GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE À LUZ DE SEUS PROCESSOS CHAVES

DSpace Repository

A- A A+

GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE À LUZ DE SEUS PROCESSOS CHAVES

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Teixeira, Clarissa Stefani
dc.contributor.author Domingos, Thiago Vicente
dc.date.accessioned 2023-02-28T15:28:24Z
dc.date.available 2023-02-28T15:28:24Z
dc.date.issued 2022-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244742
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Materiais. pt_BR
dc.description.abstract A Gestão do Conhecimento evoluiu tendo em vista a constatação da importância do conhecimento enquanto principal ativo para as mais variadas organizações, entre estas Habitats de Inovação, como os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). O presente trabalho visa identificar como o processo de gestão do conhecimento afeta os processos chaves de um NIT. Para tal foi conduzida uma pesquisa qualitativa e exploratória, sendo realizado um estudo de caso num NIT, sendo este a Secretaria de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina. Entre os principais resultados, tem-se que o NIT possui atividades que corroboram para a Gestão do Conhecimento, porém estes não foram concebidos para esta finalidade. Por fim, foi conduzida a melhoria do mapa de processos da organização visando futura implementação de um modelo de Gestão do Conhecimento adequado. pt_BR
dc.description.abstract Knowledge Management has evolved in recent years in view of the realization of the importance of knowledge as a key asset for the most celebrated organizations, among these Innovation Habitats, such as the Technological Innovation Centers. The present work aims to identify and analyze how the knowledge management process affects the key processes of a NIT. To this end, qualitative and exploratory research was conducted, with a case study being carried out in an NIT, which is the Innovation Department of the Federal University of Santa Catarina. Among the main results, the NIT has activities that support Knowledge Management, but they were not designed for this purpose. Finally, the organization's process mapping was improved with a view to the future implementation of an adequate Knowledge Management model. pt_BR
dc.format.extent 63 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.subject Núcleos de inovação tecnológica pt_BR
dc.subject habitats de inovação pt_BR
dc.subject mapa de processos pt_BR
dc.subject conhecimento organizacional pt_BR
dc.title GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE À LUZ DE SEUS PROCESSOS CHAVES pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Reis, Danisson Luiz dos Santos


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - ThiagoVicenteDomingos.pdf 977.3Kb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar