A ocorrência de proporcionalidade nas questões dematemática, nas provas do ENEM de 2017 a 2021

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A ocorrência de proporcionalidade nas questões dematemática, nas provas do ENEM de 2017 a 2021

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Gimenez, Carmem Suzane Comitre
dc.contributor.author Pereira, Agnaldo Aroldo
dc.date.accessioned 2023-02-06T15:22:29Z
dc.date.available 2023-02-06T15:22:29Z
dc.date.issued 2022-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244202
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo principal verificar a incidência do assunto proporcionalidade nas questões da prova do ENEM no período de 2017 a 2021 usando como base o método de pesquisa documental. Os documentos oficiais usados na pesquisa foram o Documento Básico do ENEM, a Matriz de Referência do ENEM e as provas aplicadas entre os anos de 2017 a 2021. Foi verificado que no ano de 2017 tivemos 7 questões do total de 45 representando 15,55% referentes a proporcionalidade, em 2018 tivemos 14 questões do total de 45 representando 31,11% referentes a proporcionalidade, em 2019 tivemos 13 questões do total de 45 representando 28,88% referentes a proporcionalidade, em 2020 tivemos 14 questões do total de 45 representando 31,11% referentes a proporcionalidade e em 2021 tivemos 12 questões do total de 45 representando 26,66% referentes a proporcionalidade. Foram resolvidas 10 questões detalhadas e apontadas suas competências, suas principais habilidades e o campo do conhecimento exigidos pelas mesmas. Por fim, foi concluído a importância de se ter o assunto de proporcionalidade bem consolidado pelo aluno. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject matemática; proporcionalidade; enem. pt_BR
dc.title A ocorrência de proporcionalidade nas questões dematemática, nas provas do ENEM de 2017 a 2021 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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