A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas

DSpace Repository

A- A A+

A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas

Show simple item record

dc.contributor.author RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
dc.contributor.author SOUZA, GABRIELA MATTEI DE
dc.contributor.author PIRES, RODRIGO OTÁVIO MORETTI
dc.date.accessioned 2023-01-19T15:44:38Z
dc.date.available 2023-01-19T15:44:38Z
dc.date.issued 2023-01-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243920
dc.description.abstract O presente artigo objetiva verificar se o regime de trabalho remoto adotado no expediente administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior por oportunidade das medidas de prevenção e precaução diante da pandemia do COVID-19 influenciou na evolução do nível de formação acadêmica do seu quadro de servidores. O estudo é contextualizado com revisão bibliográfica pertinente e, depois, passa a apresentar sua metodologia e resultados. A pesquisa é descritiva, predominantemente quantitativa, vale-se de raciocínio dedutivo e utiliza dados secundários coletados de repositórios oficiais e públicos da Instituição em estudo sobre o nível de formação/escolaridade de servidores administrativos de seu quadro entre os anos 2018 e 2022. A plotagem dos dados em linhas históricas permitiu identificar pouca mudança geral do perfil de escolaridade da população nos anos iniciais do intervalo selecionado seguida de alteração de tendência com importante crescimento nos níveis de formação mais altos (doutorado, mestrado e especialização) e contemporânea redução nos menores estratos (graduação e ensino médio) nos anos seguintes. Os achados indicam que o regime de trabalho remoto é fator correlacionado com o aumento no nível de formação acadêmica geral dos servidores da Instituição Federal de Ensino Superior estudada. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
1220144 #.pdf 571.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar