VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: A IES COMO MEDIADORA NO ENLACE PESQUISA-EXTENSÃO
Show simple item record
dc.contributor.author |
PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ |
|
dc.contributor.author |
ROCHA, LUISA MARIA |
|
dc.contributor.author |
OLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DE |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-19T15:09:51Z |
|
dc.date.available |
2023-01-19T15:09:51Z |
|
dc.date.issued |
2023-01-18 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243885 |
|
dc.description.abstract |
Uma IES não pode atuar inerte ao seu entorno. Se a articulação entre pesquisa e extensão estiverem bem estruturadas ampliam-se as possibilidades de integração entre a comunidade acadêmica e as comunidades vizinhas com resultados efetivos para ambas. Este estudo apresenta uma ferramenta diagnóstica voltada à ações de valorização do patrimônio histórico e cultural tendo como base a mediação da IES entre os stakeholders da localidade. No plano metodológico, trata-se de um estudo descritivo exploratório, com coleta de dados qualitativa e quantitativa, com o objetivo de desenvolver e aplicar uma ferramenta que permita mensurar a situação de valorização do patrimônio pela comunidade para subsidiar o processo decisório de atores da localidade. A Matriz de Aderência e Compreensão Patrimonial apresentada neste artigo originou-se em uma pesquisa que teve como base empírica para sua aplicação o Carnaval de Rua de Antigamente de São Francisco do Sul, cidade do litoral norte catarinense. Os resultados possibilitaram identificar atributos diretamente relacionados a este patrimônio imaterial, apurar o quanto o público investigado conhece sua origem e sente-se envolvido com ele e prospectar ações extensionistas direcionadas ao território investigado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: A IES COMO MEDIADORA NO ENLACE PESQUISA-EXTENSÃO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar