Método para parametrização e modelagem de baterias de lítio em segunda-vida

DSpace Repository

A- A A+

Método para parametrização e modelagem de baterias de lítio em segunda-vida

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Rüther, Ricardo
dc.contributor.author Sergio, Lucas Augusto Zanicoski
dc.date.accessioned 2022-12-26T16:52:44Z
dc.date.available 2022-12-26T16:52:44Z
dc.date.issued 2022-12-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243610
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Controle e Automação. pt_BR
dc.description.abstract O presente projeto tem como objetivo estudar formas de modelagem de baterias de lítio em aplicações consideradas segunda vida (reutilização). No projeto, foram utilizadas baterias de veículos elétricos do modelo Nissan Leaf, ano 2012. Estas foram doadas para o Laboratório Fotovoltaica da UFSC pela Nissan em 2018. Esses carros rodaram nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro até 2017 em frotas de táxis e carros policiais. Como não há histórico preciso da rotina de cada carro, detalhes sobre as células internas do banco de baterias e acesso ao sistema de gerenciamento de baterias, não há como predizer o estado de saúde (SOH) do conjunto armazenador. Diante da demanda de escolher as melhores células para a montagem de um banco de baterias, em segunda vida, pela empresa AtlasPower em parceria com o Laboratório Fotovoltaica, houve a necessidade de utilizar métodos para determinação dos parâmetros elétricos que regem o modelo de cada célula de forma rápida, prática e viável com os equipamentos presentes no laboratório e empresa. A partir da determinação de um circuito elétrico que regesse as dinâmicas da bateria, testes com carga eletrônica, tratamento de dados em Matlab® e simulação no Simulink® foi possível caracterizar e parametrizar algumas células dos carros disponíveis e sugerir quais, provavelmente, teriam o melhor desempenho a partir da análise de tendências das resistências internas e capacitâncias do modelo. Dentre os resultados foi verificado que a curva de Tensão de Circuito Aberto (VOC) por Estado de Carga (SOC) dentro da faixa de 30% a 90% não apresenta alteração significativa para diferentes valores de Estado de Saúde (SOH). Para validação do modelo, em testes comparativos com bateria real, foram observados erros relativos aos testes com baterias reais de até 3,6% para a mesma faixa de SOC. pt_BR
dc.format.extent 66 f pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Modelagem de Bateria de Lítio pt_BR
dc.subject Parametrização de Bateria de Lítio pt_BR
dc.subject Bateria de Segunda Vida pt_BR
dc.title Método para parametrização e modelagem de baterias de lítio em segunda-vida pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva, Gabriel Manoel da


Files in this item

Files Size Format View Description
PFC_LS.pdf 3.641Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar