dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mikowski, Alexandre |
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dc.contributor.author |
Neis, Diogo Vinício |
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dc.date.accessioned |
2022-12-21T11:02:58Z |
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dc.date.available |
2022-12-21T11:02:58Z |
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dc.date.issued |
2022-12-08 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243297 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Ferroviária. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O transporte ferroviário e metroviário se destaca entre os principais setores da economia
nacional, visto que auxiliar a fomentar o transporte de cargas e pessoas com informação,
eficiência, baixo custo e preocupação ambiental, dentro e além das fronteiras do Brasil. Ciente
dessa importância, a Universidade Federal de Santa Catarina, propôs a criação de cursos, e
dentre eles, o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, a fim de prover formação
acadêmica a uma nova geração de engenheiros, capazes de auxiliar a colocar o modal metroferroviário em destaque. Com a criação do curso, desenvolveu-se 28 trabalhos de conclusão de
curso de grande importância para a sociedade como estudos de viabilidade sócio-econômica de
implantação de vias férreas, melhorias das locomotivas e vias, possíveis alterações e melhorias
nos sistemas locomotivos e análises matemáticas e numéricas. A partir desses trabalhos,
realizou-se uma análise bibliométrica e notou-se um padrão entre os TCC´s publicados, em
média tem quatro objetivos específicos, normalmente são divididos em seis capítulos, possuem
43 referências na média, o número médio do total de páginas é 73 e apresentam entorno de 5
palavras-chave. A grande maioria dos trabalhos apresenta lista de figuras, abreviaturas e siglas,
tabelas e apêndices com média de 27, 13, 18 e 13, respectivamente. Entretanto, percebeu-se que
grande parte não dispõe das listas de quadros, símbolos, assim como, anexos. Sobre a temática,
a maioria aborda assuntos variados (outros) seguido de material rodante e via permanente. Além
disso, observou-se que a quantidade de trabalhos acadêmicos produzidos no período avaliado
foi baixa, cerca de 1,75 trabalhos defendidos por semestre, resultado inferior a 10% das 20
vagas ofertadas pelo Campus Joinville por semestre. Nos semestres entre 2018-1 e 2019-1
houve o maior número de apresentações, totalizando 42,9% do total dos trabalhos. Outro fato
relevante é que entorno de 60% das orientações se concentram em apenas 3 dos 12 professores,
e a maioria 58,3% não voltou a orientar algum discente da ferroviária. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Rail and subway transport stands out among the main sectors of the national economy, as it
helps to promote the transport of cargo and people with information, efficiency, low cost and
environmental concern, within and beyond the borders of Brazil. Aware of this importance, the
Federal University of Santa Catarina proposed the creation of courses, and among them, the
Railway and Subway Engineering course, in order to provide academic training to a new
generation of engineers, capable of helping to place the metro modal -highlighted railway. With
the creation of the course, 28 course completion works of great importance for society were
developed, such as socio-economic feasibility studies for the implementation of railways,
improvements to locomotives and tracks, possible alterations and improvements in locomotive
systems and mathematical analysis and numerical. From these works, a bibliometric analysis
was carried out and a pattern was noticed among the published papers, on average they have
four specific objectives, they are usually divided into six chapters, they have 43 references on
average, the average number of the total number of pages is 73 and feature around 5 keywords.
The vast majority of papers present a list of figures, abbreviations and acronyms, tables and
appendices with an average of 27, 13, 18 and 13, respectively. However, it was noticed that
most of them do not have lists of board, symbols, as well as attachments. On the subject, most
address varied subjects (others) followed by rolling material and permanent way. In addition, it
was observed that the number of academic works produced in the evaluated period was low,
about 1.75 works defended per semester, a result less than 10% of the 20 vacancies offered by
Campus Joinville per semester. In the semesters between 2018-1 and 2019-1 there was the
highest number of presentations, totaling 42.9% of the total works. Another relevant fact is that
around 60% of the orientations are concentrated in only 3 of the 12 professors, and the majority
58.3% did not return to advise any railway student. |
pt_BR |
dc.format.extent |
54 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Engenharia Ferroviária e Metroviária |
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dc.subject |
Análise Bibliométrica |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.title |
Análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso em engenharia ferroviária e metroviária da UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |