Análise de aplicação das fases do SPIN Selling no processo de vendas em empresas de base tecnológica em Florianópolis

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Análise de aplicação das fases do SPIN Selling no processo de vendas em empresas de base tecnológica em Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Tolfo, Cristiano
dc.contributor.author Souza, Vitor Oliveira de
dc.date.accessioned 2022-12-20T20:37:45Z
dc.date.available 2022-12-20T20:37:45Z
dc.date.issued 2022-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243253
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract Apesar de não ser uma metodologia nova, a técnica de vendas SPIN Selling, ainda é uma das principais metodologia de vendas do mundo, sendo utilizada especialmente em empresas de tecnologia que atuam no mercado B2B. A partir do seu uso crescente nos processos de vendas, não se sabe ao certo se as fases SPIN (Situação, Problema, Implicação e Necessidade de solução) são seguidas em ordem ou negligenciadas pelos profissionais de vendas. O presente trabalho tem como objetivo analisar como essas fases são utilizadas no setor de vendas B2B em empresas de base tecnológica em Florianópolis. A pesquisa pode ser classificada como exploratória e qualitativa, e para atender o objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso, com apoio bibliográfico e exemplos que facilitem o entendimento do assunto. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com sete profissionais de vendas em três empresas de tecnologia em Florianópolis. Do total dos entrevistados, observou-se que 71,4% seguem o SPIN na ordem correta e 28% disseram que depende do prospect e do seu conhecimento acerca do problema que quer resolver. Como resultado deste estudo, pode-se observar que, as fases do SPIN são seguidas pela maioria dos entrevistados, tendo em vista as vantagens que o uso correto da metodologia trás para o processo de vendas, aprimorando para um fechamento de vendas mais eficiente. Por fim, foi sugerido para futuras pesquisas, analisar a aplicação da técnica em outros segmentos além de empresas de tecnologia e compreender os impactos do uso desta metodologia no pós-venda, em casos que a fases não são seguidas ou negligenciadas, em comparação com os casos que são seguidos em ordem. pt_BR
dc.format.extent 40 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject SPIN Selling pt_BR
dc.subject Mercado B2B pt_BR
dc.subject Processo de vendas pt_BR
dc.title Análise de aplicação das fases do SPIN Selling no processo de vendas em empresas de base tecnológica em Florianópolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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