Análise de aplicação das fases do SPIN Selling no processo de vendas em empresas de base tecnológica em Florianópolis
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Tolfo, Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Souza, Vitor Oliveira de |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-20T20:37:45Z |
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dc.date.available |
2022-12-20T20:37:45Z |
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dc.date.issued |
2022-12-16 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243253 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Apesar de não ser uma metodologia nova, a técnica de vendas SPIN Selling, ainda é uma das
principais metodologia de vendas do mundo, sendo utilizada especialmente em empresas de
tecnologia que atuam no mercado B2B. A partir do seu uso crescente nos processos de
vendas, não se sabe ao certo se as fases SPIN (Situação, Problema, Implicação e Necessidade
de solução) são seguidas em ordem ou negligenciadas pelos profissionais de vendas. O
presente trabalho tem como objetivo analisar como essas fases são utilizadas no setor de
vendas B2B em empresas de base tecnológica em Florianópolis. A pesquisa pode ser
classificada como exploratória e qualitativa, e para atender o objetivo proposto, foi realizado
um estudo de caso, com apoio bibliográfico e exemplos que facilitem o entendimento do
assunto. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com sete profissionais de vendas
em três empresas de tecnologia em Florianópolis. Do total dos entrevistados, observou-se que
71,4% seguem o SPIN na ordem correta e 28% disseram que depende do prospect e do seu
conhecimento acerca do problema que quer resolver. Como resultado deste estudo, pode-se
observar que, as fases do SPIN são seguidas pela maioria dos entrevistados, tendo em vista as
vantagens que o uso correto da metodologia trás para o processo de vendas, aprimorando para
um fechamento de vendas mais eficiente. Por fim, foi sugerido para futuras pesquisas,
analisar a aplicação da técnica em outros segmentos além de empresas de tecnologia e
compreender os impactos do uso desta metodologia no pós-venda, em casos que a fases não
são seguidas ou negligenciadas, em comparação com os casos que são seguidos em ordem. |
pt_BR |
dc.format.extent |
40 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
SPIN Selling |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado B2B |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de vendas |
pt_BR |
dc.title |
Análise de aplicação das fases do SPIN Selling no processo de vendas em empresas de base tecnológica em Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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