Análise estrutural de hélices de aeronaves
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rabelo, Marcos Alves |
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dc.contributor.author |
Carneiro, Matheus de Bispo |
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dc.date.accessioned |
2022-12-19T10:54:40Z |
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dc.date.available |
2022-12-19T10:54:40Z |
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dc.date.issued |
2022-12-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243026 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Quando se busca aviões para pequenos trajetos e menor consumo de combustível, as aeronaves a hélice são as melhores opções do mercado. Com novos tipos de materiais surgindo, há inúmeras pesquisas buscando melhoria das hélices. Neste trabalho, apresenta-se uma análise do comportamento estrutural de hélice da aeronave modelo Cessna 172 Skyhawk, composta por duas pás possuindo um passo fixo. Para esta análise serão usados alguns materiais tais como: madeira, liga de alumínio e aço inoxidável em que será aplicada uma rotação gerando uma força centrífuga. Neste estudo, alguns programas serão utilizados: o Airfoil Tools para encontrar o perfil aerodinâmico para cada estação da pá, Solidworks para modelagem 3D e o Abaqus para simulação de elementos finitos. Dentre os resultados gerados notou uma não conformidade e buscou entender a causa, utilizando modelos de pás quadrangular e retangular com afunilamento, mas os mesmos se comportaram conforme o esperado. Também foi comparado com um modelo de Malim et al. para analisar se os resultados obtidos estavam coerentes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
55 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Comportamento estrutural |
pt_BR |
dc.subject |
Cessna 172 Skyhawk |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação de elementos finitos |
pt_BR |
dc.subject |
Força centrífuga |
pt_BR |
dc.title |
Análise estrutural de hélices de aeronaves |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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