Renda, repetência e evasão escolar no Brasil após o primeiro ano da pandemia de COVID-19: aplicação de dois modelos logit

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Renda, repetência e evasão escolar no Brasil após o primeiro ano da pandemia de COVID-19: aplicação de dois modelos logit

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Romanello, Michele
dc.contributor.author Valls, Pedro Bermond
dc.date.accessioned 2022-12-16T19:52:18Z
dc.date.available 2022-12-16T19:52:18Z
dc.date.issued 2022-12-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242949
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia. pt_BR
dc.description.abstract O principal objetivo deste trabalho é compreender como a renda explica a repetência e a evasão escolar de alunos do ensino médio brasileiro no contexto da pandemia de COVID- 19. Outros objetivos incluem produzir estatísticas descritivas que caracterizam a situação dessas três variáveis no contexto da pandemia e a compreensão do papel que outras variáveis assumem na explicação da repetência e da evasão. Nossos resultados empíricos devem ser capazes de contribuir para o entendimento da natureza destes fenômenos nesta etapa da trajetória educacional e sob essas circunstâncias especiais; corretamente interpretados, devem servir de insumo para o planejamento de políticas públicas adequadas para o combate destes dois entraves à acumulação de escolaridade. Para perseguir estes objetivos, processamos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), de modo a encontrar alunos em 2021 que repetiram de ano ou evadiram a escola no ano anterior, e então construímos uma análise econométrica a partir de dois modelos logit com dados em corte transversal. As variáveis repetência e evasão são regredidas contra a renda domiciliar per capita e outras dez variáveis independentes selecionadas em consonância com a literatura. O conjunto dos resultados encontrados indica que o papel da renda na evasão de alunos do médio não é tão simples como haveria de se esperar, ele é ambíguo e a pandemia introduz maior complexidade nesta questão. Relacionamos nossos resultados com discussões presentes na literatura e propomos duas hipóteses que podem explicar por que a renda não aparenta ser muito relevante para explicar a evasão escolar de alunos do ensino médio nas circunstâncias analisadas. A primeira delas afirma que durante a pandemia os alunos substituiram evasão por repetência; não há muito incentivo para se desvincular da escola quando o aluno desinteressado pode simplesmente não interagir com o ensino remoto. A segunda hipótese é que o aluno do ensino médio, por já ter cumprido a trajetória escolar até este ponto, demonstra ter renda suficiente para manter-se na escola e deve ser menos sensível a choques negativos na renda; assim sendo, a evasão no ensino médio deve ser melhor explicada por variáveis relativas ao mercado de trabalho. Outros resultados contraintuitivos abordados são a contribuição positiva de morar no interior para a probabilidade de permanência escolar e o fato de que um aluno trabalhar contribui para a probabilidade de aprovação, ceteris paribus. Todos os resultados têm sua análise facilitada na medida em que o modelo é rodado para anos anteriores à crise de COVID-19, o que nos permite identificar quais deles são particularidades do período pandêmico. Por fim, de face aos resultados encontrados e às discussões promovidas, argumentamos sobre qual deve ser o tipo de política mais adequado para promover permanência e aprovação escolares em contextos similiares ao deste trabalho. pt_BR
dc.format.extent 74 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Economia da educação pt_BR
dc.subject Repetência e evasão pt_BR
dc.subject Renda pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Econometria pt_BR
dc.title Renda, repetência e evasão escolar no Brasil após o primeiro ano da pandemia de COVID-19: aplicação de dois modelos logit pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Buttignon, Victor Gabriel Antunes


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