dc.description.abstract |
Objetivo: descrever o desenvolvimento e implementação de um podcast para fomentar a Internacionalização do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: trata-se de uma produção tecnológica, desenvolvida em seis etapas: 1) revisão da literatura e planejamento; 2) definição do conteúdo e público-alvo; 3) obtenção dos equipamentos necessários e construção da tecnologia; 4) entrevistas com docentes e especialistas na temática; 5) implementação e divulgação para o público-alvo, 6) registro de propriedade de Marca de Produto e/ou Serviço no Instituto Nacional da Propriedade Industrial Nº 926901281. Resultado: O The International Nurse Podcast® publicou 10 episódios, através da plataforma SPOTIFY. O total de reproduções foi de 131 vezes. A porcentagem de ouvintes brasileiros foi de 96%, sendo 59% do estado de Santa Catarina, 22% do Rio Grande do Sul, 13% do Paraná, 2% de São Paulo e 1% em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Para, Sergipe e Maranhão. Os episódios na plataforma foram ouvidos 57% através de um dispositivo Iphone, 29% através do Windows, 10% através do Android e 3% em outro tipo de dispositivo não identificado. Os episódios na plataforma foram ouvidos 57% através de um dispositivo Iphone, 29% através do Windows, 10% através do Android e 3% em outro tipo de dispositivo não identificado. Internacionalmente, apesar de sua publicação majoritariamente na Língua Portuguesa, o podcast obteve 1% de alcance público na Argentina (Buenos Aires), Reino Unido (Inglaterra), Suécia (Stockholm County) e Alemanha (Turíngia). Em relação ao gênero dos ouvintes, 72% foram identificados como feminino, 21% masculino e 7% não especificado. Em relação a idade aproximada do público-alvo, foram identificados 36% entre 35-44 anos, 25% entre 23-27 anos, 18% entre 28-34 anos, 5% entre 18-22 anos, 3% entre 45-59 anos e 5% acima de 60 anos. O podcast recebeu 14 convidados, incluindo um mestre e doutores em Enfermagem, dois docentes de universidades internacionais, uma especialista em educação internacional e docentes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PEN, da Universidade Federal de Santa Catarina. Conclusão: o uso de um produto tecnológico – podcast – voltado para o tema de internacionalização poderá contribuir para a ampliação da busca por oportunidades de internacionalização na Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |