A BRINCADEIRA NAS TRAMAS DAS NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DSpace Repository

A- A A+

A BRINCADEIRA NAS TRAMAS DAS NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Marta Corrêa de
dc.contributor.author Machado, LARISSA DA SILVA
dc.date.accessioned 2022-11-22T13:06:45Z
dc.date.available 2022-11-22T13:06:45Z
dc.date.issued 2022-09-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242010
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema as brincadeiras na Educação Infantil. Seu objetivo foi compreender os sentidos da brincadeira presentes nas tramas das narrativas de uma professora. Tal estudo foi realizado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como participante uma docente que atua com crianças do Grupo 6, que têm entre cinco e seis anos de idade. A pesquisa reune pistas sobre o processo de constituição dos seus saberes docentes, com ênfase no movimento de tornar-se uma professora (não)brincante. O presente trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa e como um estudo de campo preocupado em compreender a constituição dos saberes docentes da professora, o sentido das suas narrativas brincantes e as ressonâncias de tais narrativas no seu trabalho com crianças. Um dos principais resultados deste trabalho foi exercitar a escuta atenta e interessada das narrativas de uma professora da Educação Infantil que vem se dedicando ao estudo das brincadeiras. Com ela aprendi sobre espaços-tempos brincativos dedicados às infâncias. Ela apresentou formas outras de olhar e perceber a brincadeira. Destaco aqui algumas questões trazidas, tais como: que ela pode ser inventiva, criativa, poesia de crianças, teatral. Brincadeira-performance, que sai dos lugares comuns e habituais da nossa própria formação, rompendo também com a ideia de corpo, de infâncias e talvez, com isso, possamos construir outras imagens, narrativas e formas de estar-sentir-agir na Educação Infantil e com crianças. pt_BR
dc.format.extent 49 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Narrativas Docentes pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title A BRINCADEIRA NAS TRAMAS DAS NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Bragagnolo, Regina Ingrid


Files in this item

Files Size Format View
Versão final TC ... a Machado 20102022 (1).pdf 1.590Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar