LADO B LADO A”: REFLEXÕES SOBRE O LAZER E A ARTE COMO RESISTÊNCIA DOS CORPOS PERIFÉRICOS NAS CIDADES
Show simple item record
dc.contributor.author |
Souza, Daniel Minuzzi de |
|
dc.contributor.author |
Júnior, Wanderley Marchi |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-19T12:23:01Z |
|
dc.date.available |
2022-10-19T12:23:01Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240777 |
|
dc.description.abstract |
No presente texto realizamos uma análise sociocultural de um produto artístico, o álbum Lado B Lado A (1999), da banda carioca O Rappa. O contexto da pandemia serviu de inspiração para pensarmos o papel da arte como elemento de resistência dos indivíduos frente ao confinamento e isolamento social e ao mesmo tempo como elemento de resistência dos indivíduos que vivem nas periferias na busca por se fazerem ouvir. Para isso nos propomos a estabelecer um diálogo com autores dos campos da sociologia (Norbert Elias e Pierre Bourdieu) e da história (Michel de Certeau), considerando aspectos das políticas públicas e a intervenção Estatal na esfera social, bem como as manifestações do lazer e sua potencialidade mimética e catártica. Inicialmente apresentamos o contexto da pandemia e a sua relação com a esfera micro e macrossocial e uma pequena digressão sobre o contexto sociocultural de que a obra em análise foi produzida. Num segundo momento partimos para análise de algumas músicas selecionadas do álbum “Lado b, Lado a, e por fim apresentamos nossas considerações finais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Resistência |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.title |
LADO B LADO A”: REFLEXÕES SOBRE O LAZER E A ARTE COMO RESISTÊNCIA DOS CORPOS PERIFÉRICOS NAS CIDADES |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar