Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silveira, Juliano
dc.contributor.author Pires, Giovani De Lorenzi
dc.date.accessioned 2022-09-22T12:58:37Z
dc.date.available 2022-09-22T12:58:37Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239886
dc.description.abstract Considerando o estabelecimento de uma nova dinâmica cultural contemporânea inerente ao desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, é perceptível que a educação e a formação de professores acabam sendo impactadas pelas demandas atreladas a essa nova cultura. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é refletir sobre os êxitos e limites da proposta do curso de especialização em educação na cultura digital, evidenciados em sua oferta-piloto, levando em consideração as percepções de seus coordenadores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas de caráter semiestruturado com o coordenador da oferta-piloto do curso de especialização e com a coordenadora administrativa do projeto de criação do curso. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que alguns elementos centrais na perspectiva teórico metodológica do curso acabaram não se efetivando e precisariam passar por uma reformulação. O alto índice de evasão de cursistas acabou comprometendo as ambições do curso quanto a sua abrangência e metas. Assim, a oferta-piloto acabou cumprindo o seu papel ao verificar os êxitos e limites de uma proposta outrora idealizada, trazendo à tona uma avaliação visando o seu aperfeiçoamento. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Cultura digital pt_BR
dc.title Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
6.pdf 388.8Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar