Incontinência urinária em idosas: infográfico como tecnologia educativa na Atenção Primária à Saúde

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Incontinência urinária em idosas: infográfico como tecnologia educativa na Atenção Primária à Saúde

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Locks, Melissa Orlandi Honório
dc.contributor.author Inácio, Bianka Corrêa
dc.date.accessioned 2022-09-21T20:21:46Z
dc.date.available 2022-09-21T20:21:46Z
dc.date.issued 2022-07-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239866
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract A incontinência urinária é definida como qualquer perda involuntária de urina, responsável por um desconforto social e higiênico e é considerada uma das síndromes geriátricas mais comuns. Comumente atribuída a um processo intrínseco ao envelhecimento, a incontinência urinária é multifatorial e não um desfecho óbvio da senescência. A enfermagem tem acentuado potencial de atuação no tratamento da urinária, especificamente no método conservador. Desta forma, ferramentas que auxiliem nas condutas e orientação de educação em saúde são fundamentais na prática do enfermeiro da Atenção Primária à Saúde. Este estudo teve por objetivo construir tecnologia educativa para o enfermeiro voltada ao cuidado de idosas com incontinência urinária na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo de construção de uma tecnologia educativa, fundamentado na produção de um Infográfico animado a partir de duas etapas, sendo a pré-produção e a produção. Na etapa de pré-produção foi desenvolvido o roteiro a partir da revisão de literatura realizada em junho de 2022, além da direção de arte, gravação de voz, storyboard e o amimatec. Na etapa de produção foi executada a animação em ferramenta específica. Os dados que emergiram da revisão de literatura foram avaliados por análise temática e organizados de acordo com as especificidades de cada item sendo compilados em conceito e classificação, identificação precoce da incontinência urinária na idosa e cuidados de enfermagem na Atenção Primária à Saúde sendo estes, por sua vez, usados para fundamentar o conteúdo do infográfico. Como resultado, o infográfico foi organizado a partir de vinte e nove telas com duração de nove minutos e quinze segundos, abordando a identificação e categorização da IU e cuidados de enfermagem como diário miccional, orientações nutricionais e treinamento dos músculos do assoalho pélvico Espera-se que o mesmo possa servir de ferramenta educacional capaz de apoiar o enfermeiro no cuidado à idosa com incontinência na Atenção Primária à Saúde, embora o produto deste trabalho possa ser replicado a outras realidades assistenciais. pt_BR
dc.description.abstract Urinary incontinence is defined as any involuntary loss of urine, responsible for social and hygienic discomfort, and is considered one of the most common geriatric syndromes. Commonly attributed to a process intrinsic to aging, urinary incontinence is multifactorial and not an obvious outcome of senescence. Nursing has a marked potential for acting in the treatment of urinary incontinence, specifically in the conservative method. In this way, tools that help in the conduct and orientation of health education are fundamental in the practice of nurses in Primary Health Care. Thus, tools that help in the conduct and guidance of health education are essential in the practice of nurses in Primary Health Care. This study aimed to build educational technology for nurses focused on the care of elderly women with urinary incontinence in Primary Health Care. This is a study of the construction of a technology, based on the production of an animated infographic from two stages, being pre-production and production. In the pre-production stage, the script was developed from the literature review carried out in June 2022, besides the art direction, voice recording, storyboard and amimatec. In the production stage the animation was executed in a specific tool. The data that emerged from the literature review were organized according to the specifics of each item being compiled in concept and classification, early identification of urinary incontinence in the elderly and nursing care in Primary Health Care being these, in turn, used to base the content of the infographic. As a result, the infographic was organized from twenty nine screens with a duration of nine minutes and fifteen seconds, addressing the identification and categorization of UI and nursing care such as voiding diary, nutritional guidelines and training of the pelvic floor muscles. pt_BR
dc.format.extent 57 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject envelhecimento pt_BR
dc.subject idoso pt_BR
dc.subject incontinência urinária pt_BR
dc.subject enfermagem pt_BR
dc.subject tecnologia em educação pt_BR
dc.title Incontinência urinária em idosas: infográfico como tecnologia educativa na Atenção Primária à Saúde pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Bianka_Inacio.docx.pdf 14.31Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar