Educação e Território - A assessoria técnica em Psicologia Educacional: análise de uma prática profissional no/com o território
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Assis, Neiva de |
|
dc.contributor.author |
Junior, João Eduardo Martins |
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dc.date.accessioned |
2022-09-18T22:45:59Z |
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dc.date.available |
2022-09-18T22:45:59Z |
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dc.date.issued |
2022-09-18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239681 |
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dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Psicologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O documento “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) com Povos Tradicionais” (CFP, 2019) instrumentaliza a prática de psicólogos na defesa dos direitos humanos e revisa teorias e técnicas aplicadas a esses povos, diferenciando-as das (re)produzidas hegemonicamente. Em 2020, o Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LaPEE/UFSC) desenvolveu o projeto de extensão “Jovens e Educação com na/a cidade” em um território localizado na região periurbana de uma capital do sul do Brasil, constituído como organização comunitária, atuante há quase 30 anos no combate ao racismo e na valorização da cultura afro-brasileira. Para esse estudo, objetivou-se analisar a experiência vivenciada durante o desenvolvimento do projeto e desdobramentos desta, mais especificamente sobre a realização de atividades de assessoria técnica com o referido grupo durante a execução de um projeto submetido a um fundo municipal de cultura. Como percurso metodológico, analisamos cenas registradas em diário de campo complementadas com registros documentais e fotográficos produzidos durante o período de execução do projeto. Considera-se que as ações possibilitaram a partilha de saberes produzidos entre universidade e comunidade, além de complexificação da prática profissional e a viabilização do acesso direto à cultura, educação e alimentação. Além disso, a compreensão da experiência permitiu a descrição e análise de possibilidades para a prática de assessoria técnica psicológica. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Resumo + Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
educação |
pt_BR |
dc.subject |
subjetividades |
pt_BR |
dc.subject |
territórios |
pt_BR |
dc.title |
Educação e Território - A assessoria técnica em Psicologia Educacional: análise de uma prática profissional no/com o território |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
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