Um estudo sobre Gênero e Sexualidade no Ensino de Química

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo sobre Gênero e Sexualidade no Ensino de Química

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nogueira, Keysy Solange Costa
dc.contributor.author Kuehlewein, Isabelle
dc.date.accessioned 2022-09-18T22:30:39Z
dc.date.available 2022-09-18T22:30:39Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239637
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Exatas e Educação. Licenciatura em Química pt_BR
dc.description.abstract Esta investigação apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou os trabalhos publicados entre os anos de 2010 a 2021 sobre os temas gênero, sexualidade, diversidade sexual e educação sexual no ensino de química. O objetivo da pesquisa foi investigar a temática de gênero e sexualidade no ensino de química. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa do tipo estado da arte, o qual tem como objetivo mapear e discutir produções científicas sobre o tema de gênero e sexualidade no ensino de Química. O mapeamento das pesquisas foi realizado no período de 2010 a 2021 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) e no Portal de Periódicos da Capes. Já no Encontro Nacional de Ensino de Química e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, o período foi de 2000 a 2020. Os trabalhos foram categorizados por meio de descritores e indicadores dentro do software ATLAS.ti. Com a análise, os resultados encontrados foram de modo geral, 43 trabalhos dentro do tema, sendo 35 trabalhos sem conteúdos químicos aparentes, apenas incentivando mulheres à carreira científica, até mesmo fazendo comparações entre diferentes anos e quantidades de mulheres nos cursos voltados à área científica, até mesmo foi investigado em currículos de cursos de licenciatura em química a presença de disciplinas que envolvem a temática de gênero e sexualidade. Apenas 8 dos trabalhos abordavam a temática com a finalidade de inserção nas aulas por meio de conteúdos químicos. Conclui-se que o tema ainda é pouco investigado, porém está em constante avanço, além disso o tema é de grande importância dentro e fora da sala de aula ou da disciplina de química. O respeito deve ser colocado acima de tudo. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Blumenau, SC pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Estado da arte pt_BR
dc.subject Gênero e Sexualidade pt_BR
dc.title Um estudo sobre Gênero e Sexualidade no Ensino de Química pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Faria, Fernanda Luiza de


Files in this item

Files Size Format View
Isabelle Kuehlewein - Vídeo 32ª SIC.mp4 6.987Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar